Área do Aluno


ou



Construção de uma Marca Pessoal de Sucesso

Também conhecido como personal branding, uma marca pessoal consiste em um conjunto de características que definem a sua imagem, reputação e percepção a ser fornecida ao mundo profissional e pessoal. Há quem acredite que a construção de uma marca pessoal de sucesso seja um fator relevante apenas para aqueles que desejam ingressar no mercado empreendedor.

Entretanto, não é bem assim que funciona. Apesar do personal branding ser um fator de alto impacto para os empreendedores, não podemos deixar de entender como o processo de construção de uma marca pessoal possibilita o crescimento profissional também no meio acadêmico e nas relações de trabalho, como funcionário de uma empresa.

Isso acontece pois, de maneira geral, estamos sempre sendo avaliados de acordo com as nossas competências, habilidades e principalmente, com a forma que nos posicionamos em situações de grande criticidade. Por isso, é através da forma que nos projetamos ao mundo profissional que podemos transmitir nossos objetivos de carreira, almejando promoções e possibilitando que os nossos líderes enxerguem a possibilidade de crescimento de carreira pelas nossas atuações. 

A exemplo, ao ser contratado como um dos responsáveis técnicos de uma equipe, você pode se destacar por apresentar comportamentos de liderança, resolução de problemas e resiliência frente a desafios complexos. Dessa forma, a sua marca pessoal deve ser trabalhada em cima dos seus parâmetros de qualidade mais destacados, visando um processo de projeção mais fluído para aqueles ao seu redor. 

Já em meios acadêmicos, o desenvolvimento de uma marca pessoal de sucesso possibilita não apenas o reconhecimento do seu trabalho no mundo científico, como também a aquisição de novas oportunidades e recursos para a construção de novos projetos. A exemplo, a biomédica baiana Dra. Jaqueline Góes, em seu processo de mapeamento do coronavírus, utilizou como ferramenta de construção da sua marca pessoal os seus feitos acadêmicos e o seu posicionamento enquanto mulher negra na ciência. 

Isso possibilitou uma melhor projeção e reconhecimento das suas atividades, bem como a realização de parcerias com diversas marcas estabelecidas no mercado, como a Mattel, da Barbie. Como resultado, a Dra. Jaqueline Góes foi eternizada em uma das bonecas da marca Barbie, através de uma edição de produtos limitados e não comercializáveis.

Entretanto, é importante salientarmos que,  para construir uma marca pessoal de sucesso você deve estar disposto a criar uma imagem e reputação distintas que refletem quem você é, seus valores, habilidades e realizações. Como já reforçado anteriormente, a construção de uma marca pessoal forte pode ser uma vantagem significativa em sua carreira e vida pessoal, possibilitando inclusive um processo de recolocação profissional mais fluído. 

Existem diversos caminhos a serem seguidos para a construção de uma marca. Porém, um ponto em comum dentre todas as possibilidades disponíveis é a necessidade de se autoconhecer. 

O que te faz único?


Quando você está em uma roda de amigos, ou até mesmo em uma reunião com seus colegas de trabalho, o que você identifica de diferente em si mesmo quando comparado aos outros? 

Ou ainda, o que você acha que poderia ser feito de uma forma diferente, mas percebe que as pessoas ao seu redor não são capazes de identificar essa possibilidade de mudança?

Ainda que pareça clichê, não podemos deixar de destacar que o maior segredo de uma marca pessoal de sucesso está na autenticidade. Você tentar mudar a sua personalidade para tentar se encaixar nos espaços profissionais nem sempre será a melhor opção para a sua carreira. Obviamente que, enquanto seres humanos, passíveis de evolução, devemos estar sempre em busca de melhorias para aperfeiçoar as nossas relações sociais, para buscar realizações e encontrar o nosso espaço em termos profissionais e pessoais. 

Entretanto, é definitivamente impossível agradar a todos. O fato de você não conseguir encaixar o seu perfil profissional em uma empresa, não significa que não existam outras fontes de emprego que não estejam dispostas a acolher a sua forma de ver o mundo. Dessa forma, é essencial que você reflita acerca de quais são os seus valores inegociáveis, o que você deseja alcançar na trajetória de construção e estabelecimento de uma carreira e, principalmente, o que você deseja fornecer enquanto profissional, seja para empresas, para instituições acadêmicas ou para os seus consumidores. 

Em seguida, devemos estabelecer quais são as nossas metas e objetivos a curto e longo prazo. Ainda que pareça difícil, as metas são parâmetros que devem ser estabelecidos para a minimização de erros ao longo do caminho de recolocação profissional. 

Além disso, a definição de objetivos também permite que o profissional não se perca durante o processo de recolocação e transição de carreira. Isso acontece pois, o processo de mudança pode ser árduo e longo, gerando como consequência muitas dúvidas e inseguranças para o profissional ao longo do caminho. Dessa forma, a definição de metas e o estabelecimento de uma marca pessoal de sucesso possibilitam a minimização de erros e desvios no caminho. 

Para isso, você pode ainda utilizar os sistemas digitais e o marketing de influência como ferramenta de promoção do seu personal branding através de redes sociais e perfis profissionais, de maneira a refletir positivamente sua marca pessoal. Nesse processo, muitos profissionais constroem conteúdos informativos, curiosidades relevantes e até mesmo a promoção de seus produtos e serviços em meio digital. 

Assim, a rede social permite a entrega de valores a partir de uma demanda do seu público-alvo. A exemplo, muitos profissionais da nutrição, educação física e odontologia divulgam os seus serviços através do instagram, promovendo a solução para problemas fornecidos pelo seu público alvo, como: a necessidade de melhorar a qualidade de vida; busca por melhor alimentação; performance estética; condicionamento físico e entre outros. 

Tais atividades exigirão a construção de uma estética profissional, como na escolha de paletas de cores, a organização e planejamento de diferentes conteúdos, o estudo de tendências de mercado, o aprendizado de técnicas de marketing de influência, etc. Dessa forma, podemos destacar que,  a construção de uma marca pessoal eficaz é um processo contínuo que requer reflexão, autenticidade e aprimoramento constante, sendo parte fundamental de quem você é e como você é percebido pelos outros, tanto no ambiente de trabalho quanto na vida pessoal.


Este artigo pertence ao Curso de Recolocação Profissional

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados