Área do Aluno


ou



Consumo Planejado

Agora que você entendeu os principais fatores atrelados ao gerenciamento financeiro pessoal, chegou o momento de realizar o planejamento do consumo de bens e serviços a longo prazo. Afinal, o objetivo de todo este curso não foi torná-lo capaz de planejar e realizar seus sonhos?

Então, vem com a gente!

Como você foi capaz de aprender, o consumo planejado não se trata de reduzir gastos de forma a afetar a sua qualidade de vida. Na verdade, o objetivo do gerenciamento de finanças é justamente o contrário. Está ligado à capacidade de realizar conscientização e redução de custos desnecessários de forma a melhorar a sua qualidade de vida e a sua relação com o dinheiro. Dessa forma, o consumo planejado traz consigo inúmeras vantagens a serem obtidas através da potencialização do seu poder de compra, como por exemplo:

  • Controle de endividamento pessoal: ao realizar o planejamento de consumo você estará realizando a organização dos seus gastos e portanto, estará facilitando o controle e a prevenção de endividamento pessoal;
  • Alcance de Metas e Objetivos: quando nos planejamos para realizar um compra, estamos também estabelecendo um limite para a realização de nossas metas como consumidores. Logo, você perceberá que a utilização do planejamento estará facilitando a sua jornada rumo aos seus objetivos;
  • Maximização de recursos: a partir da sua consciência financeira, você passará a entender que é possível maximizar recursos e utilizá-los ao seu favor para a obtenção de consumo. Pesquisa de preços, negociação de descontos, aproveitamento de situações sazonais, tudo isso é uma forma de adquirir produtos e serviços de qualidade utilizando menores recursos financeiros;

É importante salientar que este tipo de atitude pode ser utilizada em diversos aspectos da sua vida pessoal. Seja no planejamento de viagens a longo prazo, ou na realização do mercado de casa, planejamento financeiro é uma das formas de utilizar as finanças pessoais para mudar de vida.

Você já parou para pensar em quantas vezes você foi ao mercado e trouxe um produto que já existia na prateleira? Pois bem, tal situação pode ser evitada ao construir e planejar uma lista de compras, por exemplo.

Da mesma forma, quantas vezes você foi capaz de levar dinheiro extra para as suas viagens como forma de prevenção a emergências? Isto também pode ser realizado ao compensar os gastos obtidos nas nossas atividades do dia-a-dia, aplicando o recurso no sonho a longo prazo.

Além disso, a redução do consumo também está atrelada a um fator de consciência social e ambiental. Você já se deu conta de que todas as vezes que você obtém um alimento, por exemplo, este precisa ser encaminhado com uma embalagem ao mercado? Pois bem, todas essas embalagens adquiridas nos produtos industrializados precisarão ser eventualmente descartadas e geram como consequência um prejuízo ambiental ainda não calculado.

Ao realizar a compra de produtos nas feiras e no comércio local, você estará não somente movimentando a economia de base, bem como estará obtendo produtos de menor valor e melhor qualidade agregada.

Isto acontece, pois a grande maioria dos comércios locais possuem preços mais baixos do que os determinados em mercado, a fim de estabelecer uma concorrência comercial. Entretanto, mesmo com o baixo preço dos produtos, é perceptível que produtos como frutas, legumes e hortaliças possuem maior qualidade alimentar do que aqueles disponíveis em mercados.

O planejamento de consumo é uma prática de gerenciamento de finanças que influencia não somente o nosso bolso, como também a nossa relação com o mundo ao entorno. Ela está diretamente associada com o consumo sustentável, pois nos possibilita realizar o consumo de bens e serviços de forma consciente, gerando o mínimo possível de resíduos a longo prazo.

Dessa forma, o consumo planejado deve ser realizado não somente para o estabelecimento de metas a longo prazo, mas para garantir a melhora da nossa qualidade de vida a partir de hábitos simples que podem afetar de forma positiva a nossa carteira e o mundo ao nosso redor.

É por tal motivo que preparamos uma série de métodos para te auxiliar na sua busca pelo planejamento financeiro. É importante salientar que as técnicas apresentadas podem ser alteradas de acordo com a sua necessidade de finanças. Além disso, é possível utilizar simples ferramentas para a gestão dos nossos gastos e planos futuros.

Iai? Está preparado para mudar totalmente o seu jeito de organizar as suas finanças? Então fica aí mais um pouquinho, pois preparamos uma série de outras dicas valiosas para serem utilizadas diretamente no seu planejamento financeiro.

Imagem Interna



Este artigo pertence ao Curso de Finanças Pessoais

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados