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Conta de Lucros e Perdas

Depois de preparar a Conta de Negociação, o passo seguinte é preparar a Conta de Ganhos e Perdas com vista a apurar o lucro líquido ou o prejuízo líquido durante um período contabilístico.

A Conta de Lucros e Perdas pode ser definida como um relatório que resume as receitas e despesas de um período contábil para refletir as alterações em várias áreas críticas das operações da empresa. Indica como a receita (dinheiro recebido da venda de produtos e serviços antes da retirada das despesas) é transformada em lucro líquido (o resultado após a contabilização de todas as receitas e despesas). Ele exibe as receitas reconhecidas para um período específico e os custos e despesas cobrados dessas receitas, incluindo baixas (por exemplo, depreciação e amortização de vários ativos) e impostos.

O objetivo da demonstração de resultados é explicar aos gestores e investidores se a empresa ganhou ou perdeu dinheiro durante o período relatado. Conforme apontado anteriormente, o saldo da Conta de Negociação (lucro bruto ou prejuízo bruto) é transferido para a Conta de Ganhos e Perdas, que se torna o ponto de partida da elaboração da Conta de Ganhos e Perdas.

Ele leva em consideração todas as despesas e perdas indiretas (normais e anormais) remanescentes relacionadas ou incidentais aos negócios. Essas despesas operacionais e não operacionais são debitadas na Conta de Lucros e Perdas e mostradas no lado do débito da conta.

Depois de transferir o Lucro Bruto ou Perda Bruta da Conta de Negociação para a Conta de Lucros e Perdas, as fontes de outras receitas, como comissões ou descontos recebidos, são mostradas no lado do crédito da Conta de Lucros e Perdas.

O lado do crédito também inclui as receitas não comerciais, como juros sobre depósitos bancários ou títulos, dividendos sobre ações, aluguel de imóveis, lucro gerado com a venda de ativos fixos etc.

No lado do débito aparecerão todas as outras despesas que aparecem balanço, mas não conseguem encontrar um lugar na Conta de Negociação. O lado do débito também incluirá as perdas decorrentes da venda de ativos e quaisquer perdas anormais.

A Conta de Lucros e Perdas mede o lucro líquido combinando receitas e despesas de acordo com a contabilidade. O lucro líquido é a diferença entre as receitas totais e as despesas totais.

Os itens que aparecem no lado do débito de uma conta de lucros e perdas podem ser classificados em:

  • Despesas de Gestão: São as despesas incorridas para realizar a administração diária de um negócio. As despesas sob este título incluem salários de escritório, aluguel de escritório e iluminação, impressão e papelaria e telegramas, despesas telefônicas etc.
  • Despesas de Venda e Distribuição: Estas despesas são incorridas com a venda e distribuição de produtos e serviços, como o próprio nome indica. Eles são compostos por comissões e salários de vendedores, despesas de publicidade, embalagens, dívidas incobráveis ​​etc.
  • Despesas de Manutenção: Essas despesas são incorridas para manter em bom estado o ativo imobilizado da sede administrativa. Eles incluem despesas com reparos e renovações.
  • Despesas Financeiras: Essas despesas são incorridas para organizar as finanças necessárias para o funcionamento do negócio. Estes incluem juros sobre empréstimos, desconto em contas, corretagem e despesas legais para obtenção de empréstimos etc.
  • Perdas anormais: Algumas perdas anormais podem surgir durante o período contábil. Todos os tipos de perdas anormais são tratados como despesas incomuns e debitadas na Conta de Lucros e Perdas. Exemplos são estoque perdido por incêndio, mas não coberto por seguro, perda na venda de máquinas, desfalque de dinheiro etc.

Os salários e vencimentos auferidos pelo trabalhador - pagos ou não - e as despesas de aluguel, eletricidade, telefone devem ser levados em consideração, sejam pagos durante o período contábil ou posteriormente. Para apurar o valor das despesas a debitar à Conta de Ganhos e Perdas, são essencialmente considerados quatro tipos de eventos e, em seguida, é efetuado o pagamento em numerário associado a esses eventos. Eles são como abaixo:

  • Despesas incorridas e pagas naquele ano: Se alguma despesa específica for incorrida em um ano e paga no mesmo ano, ela será debitada na Conta de Lucros e Perdas.
  • Despesas incorridas, mas não pagas, parcial ou totalmente, durante o exercício corrente: Existem algumas despesas incorridas no exercício contabilístico corrente, mas não pagas, parcial ou totalmente, até ao final do período; elas são chamadas de "despesas pendentes". Essas despesas se tornam passivos do negócio no final do exercício contábil. De facto, à data das contas definitivas, existem despesas pendentes - sob a forma de despesas e de passivo - sem terem sido registadas nos livros de contabilidade.
  • Despesas pagas durante o ano corrente, mas ainda não incorridas, parcial ou totalmente: Por vezes, pode acontecer que algumas despesas sejam pagas durante o ano corrente, mas ainda não tenham sido incorridas, parcial ou totalmente. Essas despesas são reconhecidas como “Despesas Antecipadas”. A despesa antecipada é um ativo para o negócio e será mostrada no Balanço Patrimonial.
  • Despesas do ano atual, que provavelmente ocorrerão no período subsequente: Às vezes, uma despesa ou uma perda pode surgir no futuro em conexão com os negócios do ano atual. Nesse caso, fazemos uma provisão para a perda antecipada e uma cobrança é criada contra o lucro do período atual. Esta provisão é apresentada como um passivo ou um ativo contingente, ou seja, aparece no Balanço como uma dedução de algum outro ativo. O melhor exemplo dessa despesa prevista é a Provisão para devedores duvidosos.


Este artigo pertence ao Curso de Administração Contábil e Financeira

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