Contabilidade Gerencial e Contabilidade Financeira
O campo da contabilidade consiste em três grandes subcampos: contabilidade financeira, contabilidade gerencial e auditoria. Essa classificação é orientada ao usuário. A contabilidade financeira está preocupada com a preparação de demonstrações financeiras para tomadores de decisão, como acionistas, fornecedores, bancos, funcionários, agências governamentais, proprietários e outras partes interessadas.
A contabilidade gerencial está preocupada com o fornecimento e uso de informações contábeis para os gerentes dentro das organizações, para fornecer-lhes a base para tomar decisões de negócios informadas que lhes permitirão estar mais bem equipados em suas funções de gerenciamento e controle. A auditoria refere-se ao exame da autenticidade e utilidade de todos os tipos de informações contábeis. Outros subcampos da contabilidade incluem sistemas de informações fiscais e contábeis.
Essas diferenças são generalizações e não são universalmente verdadeiras. Por exemplo, GAAP permite escolher qualquer método para fluxo de estoque, como FIFO ou LIFO. Além disso, o GAAP usa previsões de eventos e transações futuras para avaliar ativos e passivos em determinadas circunstâncias.
No entanto, as diferenças entre contabilidade financeira e contabilidade gerencial mostradas acima revelam importantes atributos da contabilidade financeira que são movidos pelo objetivo de fornecer informações confiáveis e compreensíveis para investidores e reguladores.
Esses investidores estão localizados bem distantes das empresas em que investiram e estão interessados nos resultados referentes aos lucros/perdas auferidos pela organização. Portanto, existe uma estrutura institucional regulatória e autorreguladora para garantir a qualidade da informação prestada a essas partes externas.
Por exemplo, fina A contabilidade social faz uso de informações históricas, não porque os investidores estejam interessados no passado, mas porque é mais fácil para contadores e auditores concordarem com o que aconteceu no passado do que concordar com as previsões da administração sobre o futuro. O passado pode ser “auditado”. Os investidores usam essas informações sobre o passado para fazer suas próprias previsões sobre o futuro da empresa.
A contabilidade gerencial, por outro lado, atende a um público totalmente diferente, com necessidades diferentes. A Contabilidade Gerencial fornece informações detalhadas que se destinam para usuários específicos. Por exemplo, os gerentes exigem informações detalhadas sobre sua parte da organização.
Os gerentes também devem tomar decisões, às vezes diariamente, que afetam o futuro do negócio. Assim, a Contabilidade Gerencial fornece informações centrais necessárias para o curso de ação futuro. Essas informações servem como subsídios para essas decisões, por mais subjetivas que sejam essas estimativas.
Este artigo pertence ao Curso de Administração Contábil e Financeira
Faça o Curso completo grátis!!