CONTINUIDADE E MARGENS
Continuidade
É o modo como as letras se entrelaçam entre si observando se elas se unem ou não. Há três aspectos relacionados à continuidade: a coesão, a regularidade e a variabilidade.
O ideal é que a continuidade tenha uma coesão agrupada, regularidade rítmica e variabilidade evoluída. A regularidade rítmica quer dizer que a escrita deve ser sem trava, espontânea, sem rigidez, mas com ordem em relação à forma e ao espaço. Já a variabilidade evoluída demonstra que há maturidade na escrita, superando a fase de aprendizagem.
Margens
Tem a ver com a ordenação e organização da própria vida da pessoa, bem como os comportamentos e formas de encarar os desafios do cotidiano.
▪ A - Margens Desordenadas: desordem geral na vida.
▪ B - Grande Margem Superior: pessoas distantes e com receio de contato.
▪ C - Ausência de Margem Superior: pessoas grosseiras e/ou intrometidas; irreverentes.
▪ D - Margem Esquerda Regular: autocontrole.
▪ E - Ausência de Margem Esquerda: timidez.
▪F - Margem Esquerda Crescente: a pessoa começa a fazer um trabalho, mas logo vai perdendo o entusiasmo.
▪G - Margem Esquerda Decrescente: a pessoa fica ainda mais entusiasmada à medida que avança no trabalho.
COESÃO
A coesão é a união ou não entre as letras de uma palavra (se estão entrelaçadas entre si ou não), sendo que:
▪ Escrita unida: as letras de uma palavra encontram-se todas entrelaçadas umas às outras. Só há cortes para localizar pontos ou barras de t. Para a Psicologia significa rapidez mental (isso se o ambiente gráfico for positivo), tenacidade, dedução lógica, assimilação e integração de conceitos e estabilidade emocional. O indivíduo possui tendência ao contato, à união com o outro e provavelmente é dependente. Possui extroversão e sociabilidade.
Do ponto de vista negativo, ele tem uma personalidade rotineira e obstinada.
▪ Escrita separada: as letras de uma mesma palavra encontram-se separadas, não há continuidade e nem união nem enlaces. Os cortes na escritura significam que o escritor parou para pensar e analisar as situações ao invés de ter uma visão sobre o conjunto. Logo, a pessoa possui mais introversão e é inconstante, não apresentando estabilidade emocional. Pode ter falta de sentido prático, de lógica e certo nível de egocentrismo. Se apresenta muitas formas monótonas e regulares pode apresentar debilidade mental.
▪ Escrita agrupada: neste caso as palavras formam-se por letras que se unem de duas em duas, de três em três ou mais. Há equilíbrio nas dualidades “reflexão e impulsividade”, “introversão e extroversão”, “isolamento e sociabilidade”, “submissão e independência”. O ambiente gráfico deve ser analisado e, caso ele apresente sentido negativo, este desequilíbrio pode indicar insatisfação, insegurança e instabilidade nos vínculos, sendo que a estabilidade afetiva depende do estado de ânimo da pessoa analisada.
REGULARIDADE
É um sub-aspecto da continuidade e que deve ser analisado somente na idade escolar. Não deve ser admitido em adultos.
▪ Escrita regular: seus movimentos são constantes e uniformes. É comum em pessoas organizadas e com controle sobre emoções e instintos. Também pode indicar puritanismo.
Pelo lado negativo, pode indicar dificuldade de adaptação e de aproximação, mas quando estes são conquistados, são pessoas leais e comprometidas. Além disso, podem ser pessoas rotineiras e rígidas.
▪ Escrita irregular: há desigualdades ao longo da escrita, os aspectos gráficos são desiguais, com desproporções ou variam dentro do mesmo texto. São indícios de inteligência aberta e receptiva a novos estímulos. A emoção predomina sobre a razão. Também pode apontar ambivalência, inconstância e pessoas de vínculos instáveis.
VARIABILIDADE
É um sub-aspecto da continuidade e condiz às mudanças que são perceptíveis nos grafismos de uma mesma pessoa ao longo da vida. A evolução e constância de uma pessoa apreciam-se na variabilidade.
▪ Escrita constante: são os casos em que se conseguem escritos de diferentes épocas de uma mesma pessoa, nos quais não são perceptíveis variações no grafismo de um texto a outro com o decurso dos anos. Isto significa que o indivíduo é leal aos seus ideais e é constante e estável em suas relações de amizade e vínculos afetivos. Porém, pode ter dificuldade em expressar suas emoções. É uma pessoa previsível, apática e conformada à rotina.
▪ Escrita evoluída: o grafismo manifesta mudanças, porque a personalidade passou por um processo de amadurecimento. Isso pode ser observado na forma, na direção e na dimensão. Logo, indica evolução mental e maturidade afetiva.
▪ Escrita involuta: a personalidade retrocede em local de crescer e maturar. Isso pode ser causado por doenças, sofrimentos, mudança de vida e de profissão.
Este artigo pertence ao Curso de Grafologia
Faça o Curso completo grátis!!