Critérios de Seleção dos Fornecedores
Definir bem seus fornecedores é uma tarefa de suma importância do gestor de compras. Eles - muitas vezes - podem encurtar o caminho para o sucesso de um produto ou serviço, no entanto, podem - também - atrapalhar o bom andamento de um negócio se não forem escolhidos adequadamente. Por isso, é essencial que a escolha seja feita com base em critérios bem definidos e, dentre esses, pode-se destacar:
1. A localização
Há situações em que a localização faz toda diferença, principalmente, nos casos onde é necessário deslocamentos frequentes até o fornecedor, Além disso, na maioria das vezes, a localização interfere diretamente no prazo de entrega e - consequentemente - na conclusão da compra.
2. A capacidade de produção
Dependendo do produto ou serviço que se esteja tratando, a capacidade de produção e reposição de itens pode ter papel decisivo para o negócio. Nesses casos, o critério prioritário não pode ser outro que não seja este de garantir que a empresa terá a capacidade de suprir a demanda através do serviço prestado pelo seu fornecedor.
3. Tabela de preços
Com a evolução do capitalismo e o advento da globalização, é natural que tenhamos uma concorrência mais acirrada no mercado. Seguindo essa lógica, a diferenciação pelo preço torna-se uma das principais estratégias de muitas empresas para tentar impor sua competitividade. Evidentemente, dessa maneira, fornecedores com preços mais baixos tendem a ser mais requisitados.
4. Recursos técnicos
Apesar de ser importante, o preço não é o único critério de diferenciação. Há produtos e serviços cujo público-alvo não é tão sensível assim ao preço. Na maioria das vezes, nesses casos, o que o cliente final busca é qualidade, requinte e sofisticação. Por isso, fornecedores que apresentem tecnologia e recursos técnicos de ponta tendem a se estabilizar facilmente no mercado. Custo benefício é, justamente, o resultado do preço aliado à vantagem que aquele produto ou serviço pode proporcionar aos seus consumidores finais.
5. Credibilidade
A confiabilidade que o fornecedor irá transmitir é resultado dos critérios supracitados. Através deles é que se cria a imagem do fornecedor.
Basicamente, os fornecedores podem ser classificados de três formas: fonte única (quando o gestor de compras não recorre a outro fornecedor além daquele, fato que é muito comum quando se tem um produto - ou serviço - extremamente diferenciado ou quando a localização do fornecedor é muito conveniente), fonte simples (nesse caso, o gestor de compras também permanece apenas com um fornecedor, porém, há muitas opções de fornecedores semelhantes disponíveis no mercado, a razão pela qual se utiliza apenas esse fornecedor, geralmente, é resultante de um planejamento estratégico da Gestão de Compras ou de um acordo de parceria bem específico).
Para ilustrar a importância dos fornecedores numa empresa podemos tomar como exemplo uma gráfica offset. Quais são os seus fornecedores principais? Naturalmente, aqueles com os quais ela compra o suporte (papel) e a tinta.
O que aconteceria se, por qualquer motivo, um desses itens faltasse na gráfica? Certamente, a produção teria que ser paralisada e isso iria gerar atrasos e muitos outros prejuízos para a empresa. Porém, um gestor de compras que avalia tudo o que tratamos nesta lição dificilmente passaria por esse tipo de problema.
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