CUIDADO COM OS ALIMENTOS
Sempre confira a data de fabricação e validade dos produtos quando for comprá-los. Repare na aparência, consistência e cheiro.
▪ Não coloque utensílios e alimentos em sacos plásticos diretamente no chão.
▪ Não use alimentos de latas estufadas, amassadas, enferrujadas ou que estejam vazando. Além disso, lave-as antes de guardar e, também, antes de abrir.
▪ Alimentos prontos ou já muito manipulados não devem ficar em temperatura ambiente por muito tempo.
▪ Os alimentos devem ser descongelados de forma gradual, na parte de baixo da geladeira (jamais em temperatura ambiente). As sobras de alimentos e enlatados devem ser guardadas na geladeira, dentro de recipientes plásticos ou de vidro limpos e com tampas.
- Brigadeiro:
O tempo de validade do brigadeiro é de 3 dias após a data de preparo se armazenado em temperatura ambiente para preservar a maciez e o sabor.
Se for preservado em embalagem plástica com tampa, na geladeira, ele pode durar até 1 semana sem perder o frescor.
Se for preservado em embalagem de isopor, no freezer, sua conservação será de até 3 meses.
- Bolo de Pote:
Quando estiver pronto, o bolo no pote deverá ser conservado na geladeira.
Sua validade varia de acordo com o recheio utilizado. Se for de cremes, doce de leite, brigadeiros ou nozes a validade é de 3 dias. Caso seja bem conservado na geladeira, pode ficar ali por até 5 dias.
Se o recheio for de frutas, a validade varia entre 2 e 3 dias.
- Pipoca Gourmet:
A embalagem mais apropriada para armazenar as pipocas é a hermética, porque impede a passagem do ar para seu interior, e é isso que faz com que a pipoca murche mais rápido.
Uma alternativa é usar uma seladora manual para selar o saquinho, caso não queira investir nas embalagens herméticas.
A maioria das pipocas gourmet duram até 4 dias, caso fiquem bem fechadas.
- Sacolé:
Após o preparo, ele pode ser armazenado por até 60 dias no freezer.
- Brownie e Palha Italiana:
Se forem armazenados por pouco tempo, use um pote hermético que dê para guardar os brownies e as palhas italianas em camadas. Forre cada camada com papel-manteiga para que os doces não grudem entre si. Feche bem o pote. Eles poderão ser consumidos em até 1 semana.
Agora, se preferir armazená-los por mais tempo, congele-os. Para tal, embrulhe cada fatia com filme de PVC ou em saquinhos individuais. Coloque-os num plástico com zíper e leve ao congelador. A data de validade é de até 3 meses.
- Ovo de Páscoa:
A validade dos ovos de páscoa sem recheio é de um mês a partir da data de abertura da barra de chocolate usada na sua confecção. Devem ser embalados em papel alumínio e acondicionados em caixas de papelão (não se deve colocá-las no chão ou muito próximas do teto).
Mas, os ovos de páscoa trufados ou recheados têm validade de 7 dias a partir do dia em que o recheio for feito.
Vale lembrar que o chocolate não deve ser guardado na geladeira, uma vez que ele captura umidade e modifica a estrutura, o sabor e o aroma.
Este artigo pertence ao Curso de Doces Gourmet
Faça o Curso completo grátis!!