CULTURAS REGIONAIS BRASILEIRAS
A Cultura Brasileira reflete não só os valores de um único povo. Ela é formada a partir das contribuições das várias etnias que deram origem à nossa população desde antes do descobrimento. Temos aqui um verdadeiro caldo cultural criado a partir de costumes dos índios que habitavam o continente, dos colonos portugueses que chegaram no período das Grandes Navegações, dos africanos trazidos como escravos e dos outros povos europeus que vieram principalmente a partir do fim da escravidão (italianos, alemães etc).
Essa miscigenação influenciou diretamente a Cultura Brasileira, produzindo costumes regionais completamente diferentes e disseminando outros hábitos entre todos os povos que vivem aqui. Entre os costumes regionais, podemos destacar festas e alimentos típicos. Um exemplo é o almoço: enquanto o paulista geralmente se alimenta de feijão (carioquinha) e arroz, o manauara(pessoa nascida em Manaus) come peixe com açaí na mesma refeição. Poderíamos citar outras situações que revelam essas diferenças.
Já entre os compartilhados podemos mencionar a Língua Portuguesa, que é um elemento importante para a unidade nacional, apesar dos diferentes sotaques presentes em todo o território. O folclore brasileiro é um dos mais ricos do mundo. São danças, festas, lendas, superstições, trajes típicos, comidas, comemorações e representações que, na grandiosidade do país, formam um variado e o painel de culturas.
Este artigo pertence ao Curso de Oficinas Culturais Pedagógicas
Faça o Curso completo grátis!!