Entrar/Criar Conta

ou


Não tem uma conta? CADASTRAR

Esqueci minha senha?

alunos online

(62) 99310-0225

Segunda à Sexta das 08hrs às 18hrs

Curso GRÁTIS sem mensalidades, com opção de certificado válido!
MATRICULAR GRÁTIS

Métodos de Avaliação de Cargos


Os métodos de avaliação de cargos podem ter caráter não quantitativos ou quantitativos. No entanto, antes de decididos, é aconselhado uma análise cuidadosa e voltada para cada empresa.

O método não quantitativo se subdivide em escalonamento de cargos e categorias predeterminadas.

O escalonamento é uma métrica de diferentes formas de aplicação. A primeira delas é o escalonamento simples. Uma forma menos complicada, caracterizada pela análise isolada realizada durante a reunião do comitê que, em consenso, fazem o escalonamento do cargo. A segunda é a comparação binária que possibilita fazer um paralelo entre os pares de cargos com o objetivo de hierarquizar eles. A terceira forma é a comparação binária pontuada. A essência é a mesma da segunda forma apenas com a alteração da soma ou subtração de pontos que são atribuídos durante a análise.

Já o método de categorias predeterminadas, conhecido também como método por graus determinados, utiliza a definição interna das categorias como, por exemplo, o grau 1 seria “pouco qualificado”, o grau 2 seria “qualificado”, e o grau 3 “especializado”. Esses são graus que crescem de acordo com a elevação da complexidade para então o comitê avaliar o resultado desses graus e chegar em um consenso.

O método quantitativo também se subdivide em duas métricas: a comparação por fatores e a avaliação por pontos.

A comparação aborda requisitos mentais e físicos, competências e habilidades, além de responsabilidades e condições de trabalho. O objetivo é estabelecer valores de acordo com elementos como esses. Já a avaliação por pontos é um método de análise onde esse valor corresponde a uma tabela interna de pontos. Ela consiste em atribuir valores aos fatores e depois ver qual ou quais tiveram maior pontuação. Essa é uma forma de fazer a classificação mediante o grau de relevância.

De acordo com Pontes (2011), desses dois métodos, o quantitativo é aquele que assegura mais precisão quanto aos resultados apesar de sua aplicação um pouco mais complexa.

A combinação e aplicação desses métodos pode ser árdua, mas é ela que faz o melhor direcionamento das equipes em uma organização. E agora que você já entendeu o que está por trás da avaliação e classificação dos cargos, já está na hora de saber como colocar a mão na passa. Confira no tópico a seguir!

Este artigo pertence ao Curso Gestão de Cargos e Salários

Curso GRÁTIS sem mensalidade, sem taxa de matrícula.

Cursos em Relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.