Área do Aluno


ou



Métodos de Avaliação de Cargos

Os métodos de avaliação de cargos podem ter caráter não quantitativos ou quantitativos. No entanto, antes de decididos, é aconselhado uma análise cuidadosa e voltada para cada empresa.

O método não quantitativo se subdivide em escalonamento de cargos e categorias predeterminadas.

O escalonamento é uma métrica de diferentes formas de aplicação. A primeira delas é o escalonamento simples. Uma forma menos complicada, caracterizada pela análise isolada realizada durante a reunião do comitê que, em consenso, fazem o escalonamento do cargo. A segunda é a comparação binária que possibilita fazer um paralelo entre os pares de cargos com o objetivo de hierarquizar eles. A terceira forma é a comparação binária pontuada. A essência é a mesma da segunda forma apenas com a alteração da soma ou subtração de pontos que são atribuídos durante a análise.

Já o método de categorias predeterminadas, conhecido também como método por graus determinados, utiliza a definição interna das categorias como, por exemplo, o grau 1 seria “pouco qualificado”, o grau 2 seria “qualificado”, e o grau 3 “especializado”. Esses são graus que crescem de acordo com a elevação da complexidade para então o comitê avaliar o resultado desses graus e chegar em um consenso.

O método quantitativo também se subdivide em duas métricas: a comparação por fatores e a avaliação por pontos.

A comparação aborda requisitos mentais e físicos, competências e habilidades, além de responsabilidades e condições de trabalho. O objetivo é estabelecer valores de acordo com elementos como esses. Já a avaliação por pontos é um método de análise onde esse valor corresponde a uma tabela interna de pontos. Ela consiste em atribuir valores aos fatores e depois ver qual ou quais tiveram maior pontuação. Essa é uma forma de fazer a classificação mediante o grau de relevância.

De acordo com Pontes (2011), desses dois métodos, o quantitativo é aquele que assegura mais precisão quanto aos resultados apesar de sua aplicação um pouco mais complexa.

A combinação e aplicação desses métodos pode ser árdua, mas é ela que faz o melhor direcionamento das equipes em uma organização. E agora que você já entendeu o que está por trás da avaliação e classificação dos cargos, já está na hora de saber como colocar a mão na passa. Confira no tópico a seguir!



Este artigo pertence ao Curso de Gestão de Cargos e Salários

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados