DESENVOLVENDO LÍDERES
A liderança não é tarefa fácil e exige competências natas ou que podem ser desenvolvidas, que é onde o coaching entra. Um dos requisitos mais importantes para se tornar um bom líder é saber lidar com os funcionários da sua equipe e, mais do que isso, ser um bom gestor de pessoas.
Ser capaz de se relacionar e comunicar com o próximo é crucial, porém, um líder também precisa enxergar nas pessoas certos pontos que nem todos conseguem. Isso significa saber ajudar a equipe de acordo com as necessidades dela, descobrir talentos, perceber problemas e, além de tudo, estimular o seu time da melhor maneira possível.
Nesse aspecto, o coaching entra para trabalhar esse tipo de atitude no profissional que está sendo treinado. Através de técnicas de retórica, de engajamento e de motivação, este treinamento oferece uma grande evolução na maneira de se relacionar com o próximo. Além disso, não importante qual é o seu perfil de liderança. Como assim?
Pode ser que você seja um líder mais informal, mais próximo ou um líder mais tradicional. Mas uma coisa é certa, estando nesse papel sempre haverá a necessidade de imposição de alguma autoridade. Entretanto, a imposição nem sempre deve ser feita de maneira intensa e pode ocorrer de forma espontânea pelo estabelecimento de regras.
Contudo, algumas pessoas ainda apresentam dificuldades em se impor como uma figura de maior autoridade do que um simples colega de trabalho. Mais uma vez, as sessões de coaching auxiliam o profissional a estabelecer certas limitações no relacionamento com os colaboradores de maneira a fazer com que eles enxerguem a existência de uma hierarquia.
Outra dificuldade frequente em líderes é a realização de planejamentos estratégicos, definição de metas e objetivos concretos. É grande o número de profissionais que se perdem nas informações dadas e não conseguem planejar de forma efetiva. O coaching é uma capacitação que aborda diversas áreas do conhecimento.
Deste modo, também é capaz de ajudar nesse aspecto, ajudando o profissional a gerir seu tempo, seu foco e sua organização. Com o processo de coaching, o líder consegue desenvolver oito habilidades essenciais para se tornar um profissional de destaque, sendo eles os seguintes:
Maior perspectiva para o líder, com visão maior sobre o todo e manter o foco no que importa
Maior impacto, proporcionando alto grau de conhecimento e a ciência do impacto que causa nos outros
Maior fluência para liderança através do exemplo e feedbacks construtivos
Sugestão de soluções, sabendo ouvir e estimular
Maior engajamento nas relações do líder, construindo relações baseadas no respeito e confiança mútua
Maior evolução, com desenvolvimento contínuo do time
Maior contribuição para o ambiente, promovendo o alinhamento entre os objetivos organizacionais e os anseios dos colaboradores
Maiores resultados, fazendo com que o líder acredite no potencial de sua equipe para superar obstáculos
Este artigo pertence ao Curso de Introdução ao Coaching
Faça o Curso completo grátis!!