Desenvolvimento de Estratégias de Busca por Oportunidades
Após a criação de um perfil profissional, você deve aplicar esforços para a construção de estratégias eficientes voltadas para a busca de oportunidades de emprego ou negócios no seu campo de atuação. Assim como no processo de construção de perfil, o desenvolvimento de estratégias de oportunidades também depende diretamente do tipo de carreira a ser construída.
Isso acontece, pois, se o seu objetivo profissional refere-se a encontrar vagas de emprego com melhores condições de trabalho e boa remuneração e benefícios, o seu investimento estratégico deve estar voltado para a construção de currículos mais atraentes, preparo para participação de entrevistas, melhores desempenhos em testes de avaliação e entre outros. Porém, se o seu interesse está no ingresso no meio acadêmico, a busca por vagas de emprego pode não ser a melhor estratégia de recolocação profissional.
Nesse sentido, investir em educação e treinamento contínuo pode torná-lo um candidato mais atraente para as melhores oportunidades acadêmicas. Portanto, quando falamos sobre o processo de desenvolvimento de estratégias de buscas por oportunidades, estamos nos referindo a um processo pessoal, que está diretamente relacionado com os objetivos profissionais de um indivíduo. Entretanto, existem algumas dicas que podem ser valiosas no processo de recolocação profissional:
1. Estabeleça rotinas e metas
Isso ajuda a transformar a jornada de busca de emprego em um processo mais organizado e eficiente, aumentando suas chances de sucesso na conquista da vaga de emprego desejada. De maneira geral, sabemos que encontrar uma oportunidade de emprego que se encaixe em seus objetivos profissionais e aspirações pode ser uma tarefa desafiadora, mas a disciplina e a estrutura que uma rotina bem definida e metas claras podem ser cruciais para o sucesso nessa jornada por busca de oportunidades para a sua recolocação profissional.
Um exemplo de atividades voltadas para a busca por vagas é:
- Atualizar o currículo;
- Atualizar o perfil do Linkedin;
- Se cadastrar em sites de vagas;
- Procurar vagas;
- Se aplicar nas vagas de interesse;
- Fazer as etapas dos processos seletivos das vagas já cadastradas;
2. Tenha prioridades
Isso permite que os candidatos foquem seus esforços e recursos nas oportunidades que mais se alinham com seus objetivos e necessidades, evitando dispersão e aumentando suas chances de encontrar a vaga ideal. Hoje em dia, as vagas estão dispersas em diversas fontes de recrutamento, como nas plataformas da Gupy e LinkedIn, por exemplo, onde será possível encontrar inúmeros tipos de vaga que podem ou não estar alinhadas ao seu objetivo profissional.
3. Selecione os principais filtros para sua busca
Atualmente, a maior parte das vagas de emprego são disponibilizadas em sistemas online de recrutamento. Esses sistemas permitem que o candidato realize a busca pelas vagas disponíveis através de filtros específicos para facilitar o processo de candidatura. Nesse sentido, uma pessoa que deseja atuar como responsável técnico farmacêutico não precisará avaliar vagas de T.I., advocacia e entre outros.
Além disso, plataformas como o LinkedIn permitem ainda que você faça a seleção de vagas por modalidade de trabalho, como por exemplo: trabalho remoto ou presencial, e a região de atuação, como São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro e entre outros.
Este artigo pertence ao Curso de Recolocação Profissional
Faça o Curso completo grátis!!