Desenvolvimento de um plano de ação estratégico
Desenvolver uma estratégia de carreira é como construir um prédio. Você tem que começar com uma base sólida e, aos poucos, chegar ao topo. A esta altura do curso, você já deve estar começando a criar uma imagem em sua mente que gira em torno daquilo em que você é bom, no que lhe interessa, o que o motiva e as oportunidades que você tem disponíveis.
Agora você precisa desenvolver os conhecimentos necessários para o próximo passo. Através da sua lista de objetivos e seu perfil de comportamento profissional, você deve realizar uma análise de lacunas para descobrir como chegar de onde está agora até onde deseja chegar.
Uma maneira fácil de fazer isso é estudar várias descrições de cargos para a função que você almeja. Anúncios de emprego recentes muitas vezes podem fornecer informações detalhadas sobre os tipos de experiência e habilidades que você precisará adquirir. Para tal, você deverá observar atentamente cada item obrigatório e compará-los com seu conjunto atual de habilidades, anos de experiência e nível de educação. Em seguida, você vai utilizar essas avaliações para qualificar as suas habilidades e competências profissionais avaliando-as para cada item de 1 a 10, sendo 10 uma combinação perfeita e 1 uma situação de total incompatibilidade.
A seguir, construa uma lista de todos os elementos com baixa pontuação e tente identificar se alguns deles podem ser categorizados em grupos mais abrangentes. Por exemplo, a falta de conhecimento em tecnologia da indústria e a ausência de certificações específicas podem ser agrupadas sob o tópico "educação", enquanto que a dificuldade de se expressar ou de compartilhar informações em público podem ser agrupadas nos tópicos de “comunicação”.
Esses grupos formarão a base das etapas necessárias para alcançar seus objetivos. Dessa forma, se você carece das habilidades de comunicação necessárias para se qualificar para a posição de liderança desejada, seu plano de carreira deve incluir passos concretos para melhorar suas habilidades nessa área, como a realização de trabalhos de forma voluntária para ganho de experiência, ou a inscrição em workshops e seminários.
Este artigo pertence ao Curso de Recolocação Profissional
Faça o Curso completo grátis!!