Documentos legais - Auxiliar Administrativo
Agora vamos aos documentos legais, que são os registros escritos que possuem valor jurídico e são utilizados para comprovar ou formalizar acordos, declarações ou transações. Eles são fundamentais para estabelecer direitos e obrigações, proteger interesses e evitar mal-entendidos.
Caso você se pergunte, os contratos não deixam de ser documentos legais, mas, acima você pôde conhecê-los com mais detalhamento! Agora, confira outros exemplos de documentos legais que o auxiliar administrativo deve conhecer:
- Documentos de identificação: o auxiliar administrativo lida frequentemente com documentos de identificação, como RG (Registro Geral), CPF (Cadastro de Pessoas Físicas), CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e passaportes. É importante reconhecer documentos válidos e verificar sua autenticidade em diferentes processos;
RG:
- Documentos tributários: o conhecimento sobre documentos tributários, como guias de recolhimento de impostos [como o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF), no qual pessoas físicas e jurídicas declaram seus rendimentos e pagam impostos e a Guia da Previdência social (GPS) é o documento utilizado para recolher todas as contribuições previdenciárias], é fundamental para auxiliar na conformidade fiscal da empresa e evitar problemas com a Receita Federal;
- Documentos contábeis: compreender alguns documentos contábeis, como balanços, demonstrações de resultado, extratos bancários e faturas, auxilia o auxiliar administrativo a acompanhar a saúde financeira da empresa e contribuir nas atividades do setor contábil.
- Termos de Responsabilidade: o auxiliar administrativo pode lidar com termos de responsabilidade relacionados à segurança no trabalho, uso de equipamentos, assinaturas em contratos e outros documentos que atribuem obrigações legais
- Escritura de imóvel: documento que comprova a propriedade de um imóvel em cartório oficializando a transação entre comprador e vendedor. O documento contém informações sobre a compra e venda, como as partes, o valor e detalhes sobre o imóvel;
- Testamento: esse documento é famoso e está atrelado aos desejos de uma pessoa que venha a falecer. É necessário que o documento seja oficializado juridicamente para ter valor legal;
- Procuração: documento que autoriza uma pessoa a agir em nome de outra em questões específicas;
- Documentos educacionais: são utilizados para comprovar formação acadêmica e qualificações profissionais, como: diplomas (documentos emitidos por instituições de ensino, comprovando a conclusão de um curso superior) e certificados (que atestam a participação e conclusão de cursos e treinamentos específicos);
- Registro de marcas e patentes: Documento que protege a propriedade intelectual de produtos e invenções;
- Contratos (de trabalho, locação, compra e venda e todos os outros vistos).
Este artigo pertence ao Curso de Auxiliar Administrativo
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