Área do Aluno


ou



DOENÇAS CAUSADAS PELA FALTA DE SANEAMENTO

Um dos problemas mais sérios e que, em pleno século XXI, ainda representa uma marca negativa para o Brasil é a falta de saneamento básico, um problema observado especialmente em regiões mais pobres e que sofrem com a falta de políticas públicas.


A maioria das doenças associadas à falta de saneamento básico é considerada de fácil prevenção, mas causam diversas mortes no país — sobretudo em crianças com menos de 5 anos. Estima-se que, a cada R$1 investido em tratamento de esgoto, são economizados R$4 em saúde pública.


Confira, a seguir, as principais doenças associadas à falta de saneamento básico:


  • Febre Tifóide

Doença infectocontagiosa causada pela ingestão da bactéria Salmonella typhi. Os principais sintomas são febre alta, alterações intestinais (que podem ir de prisão de ventre à forte diarreia), falta de apetite, tosse seca e aparecimento de manchas avermelhadas pelo corpo.


  • Febre Paratifóide

Semelhante à febre tifóide, é causada por um tipo diferente de Salmonella, transmitida por fezes e urina de pessoas infectadas. Os principais sintomas são febre, diarreia, exaustão e aparecimento de manchas no tronco.


  • Shigelose

Também chamada de disenteria bacteriana, trata-se de uma intoxicação alimentar causada pela bactéria Shigella. A doença se caracteriza por febre, vômitos, cólica abdominal, sangue nas fezes e, em alguns casos, convulsões.


  • Cólera

Doença causada por uma bactéria transmitida por dejetos fecais de doentes, por ingestão oral (especialmente por água contaminada). O microrganismo se multiplica rapidamente no intestino humano, causando diarreia columosa, náuseas e vômitos, desidratação, câimbras, acidose e até mesmo colapso respiratório. É uma doença que, quando não devidamente tratada, pode causar a morte do paciente em até dois dias.


  • Hepatite A

Doença contagiosa causada pelo vírus A, transmitido por meio do contato entre indivíduos e água contaminada com fezes. Geralmente não apresenta sintomas, mas os mais frequentes são cansaço, tontura, febre, dor abdominal, enjoo e pele amarelada.


  • Amebíase

Infecção parasitária que afeta o intestino. Os principais sintomas são cólicas abdominais, gases em excesso, diarreia, dor durante a evacuação e perda de peso.


  • Giardíase

Infecção causada por parasitas que se prendem à parede do intestino, causando fraqueza generalizada, diarréia crônica e cólicas abdominais.


  • Leptospirose

Mais comum em períodos de chuva, é causada pela infecção por uma bactéria presente na urina de ratos. Os principais sintomas são febre, vômitos, tosse e, em casos mais graves, hemorragias e insuficiência de órgãos — podendo levar à morte.




Este artigo pertence ao Curso de Saneamento Básico

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados