Área do Aluno


ou



DOENÇAS TRANSMITIDAS POR VETORES

Vetores são os animais (pernilongos, pulgas, mosquitos, ratos etc) que transmitem algumas doenças.Doenças transmitidas por vetores são aquelas que precisam de um intermediário para passar de um animal para outro, ou seja, essas doenças não são transmitidas pelo contato direto como as gripes e maioria das viroses. Elas são transmitidas por pulgas, carrapatos, mosquitos, pernilongos, ratos entre outros. Elas podem ser zoonoses ou não.


As principais doenças transmitidas por vetores são: Doenças do Carrapato (Erlichiose, Babésia, Lyme, Febre Maculosa etc), Micoplasma e Dipilidium (pulgas), Dengue, Dirofilariose, Leishmaniose, Febre Amarela, etc (mosquitos e pernilongos), Miíases e Bernes (moscas), Leptospirose (ratos). Todos os anos há mais de um bilhão de casos e mais de um milhão de mortes por doenças transmitidas por vetores mundialmente, como malária, dengue, esquistossomose, tripanossomíase africana, leishmaniose, doença de Chagas, febre amarela, encefalite japonesa e oncocercose.


As doenças transmitidas por vetores são responsáveis ​​por mais de 17% de todas as doenças infecciosas. A distribuição destas doenças é determinada por um complexo dinâmico de fatores ambientais e sociais. A globalização das viagens e do comércio, a urbanização não planejada e os desafios ambientais como as alterações climáticas estão tendo um impacto significativo sobre a transmissão das doenças nos últimos anos. Algumas doenças, como a dengue, chikungunya e o Vírus do Nilo Ocidental estão surgindo nos países onde eram desconhecidos.


Mudanças nas práticas agrícolas devido à variação de temperatura e precipitação podem afetar a transmissão de doenças por vetores. Dados climáticos podem ser usados ​​para monitorar e prever a distribuição e tendências de longo prazo da malária e outras doenças sensíveis ao clima.


  • Principais vetores


Os mosquitos são os vetores de doença mais conhecidos. Outros vetores incluem carrapatos, moscas, flebotomíneos, pulgas, triatomíneos e alguns caracóis aquáticos de água doce.


Mosquitos


  • Aedes

  1. Chikungunya

  2. Dengue

  3. Febre do Vale do Rift

  4. Febre amarela

  5. Zika


  • Anopheles


  1. Malária


  • Culex

  1. Encefalite japonesa

  2. Filaríase linfática

  3. Febre do Nilo Ocidental


  • Flebotomíneos

  1. Leishmaniose

  2. Febre de Flebotomíneo


  • Carrapatos

  1. Febre hemorrágica da Crimeia Congo

  2. Doença de Lyme

  3. Febre recorrente (borreliose)

  4. Febre escaronodular

  5. Encefalite transmitida por carrapatos

  6. Tularêmia


  • Triatomíneos

  1. Doença de Chagas (tripanossomíase americana)


  • Moscas Tsé-Tsé

  1. Doença do sono (tripanossomíase africana)


  • Pulgas

  1. Peste (transmitida por pulgas de ratos para os seres humanos)

  2. Rickettsioses


  • Moscas pretas

  1. Oncocercose (cegueira dos rios)


  • Caracóis aquáticos

  1. Esquistossomose (bilharziose)



Este artigo pertence ao Curso de Agente Comunitário de Saúde

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados