Efetuando o Procedimento de Sangria

A sangria é o momento em que o operador de caixa retira o dinheiro acumulado da gaveta do seu posto de atendimento.

Esse valor se destina ao caixa central ou tesouraria do estabelecimento.

Todo o procedimento é feito via malote, onde também são enviados os cupons relacionados às vendas via título de crédito.

A sangria é muito importante e deve ser realizada com a presença da tesouraria ou controle. Com a retirada do dinheiro em excesso no caixa, o risco de possíveis roubos ou furtos é reduzido.

Por isso, é necessário transferir o calor excedente para um local mais seguro e menos as vistas de terceiros.

Mas afinal, como efetuar esse procedimento? Bem, a sangria pode ser feita por turno, uma ou mais vezes, dependendo do movimento, e o operador de caixa precisa contar todo o dinheiro que está sendo retirado, e em seguida emitir um documento declarando o horário e o valor recolhido.

Esse documento deve ser assinado por você e pelo responsável pela coleta ou sangria.

Lembre-se que antes de realizar o procedimento de sangria, você deve contar todos os valores existentes no caixa, sejam dinheiro ou cheques.

Confira também seu Controle de Cheques Recebidos. Separe as notas de maior valor e conserve no caixa as de menor valor, em quantidade suficiente para continuar seu trabalho.

Com a sangria realizada, conte novamente e confira com o seu controle.

Este artigo pertence ao Curso de Operador de Caixa