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Envolvendo a Equipe de Vendas

Uma das maiores tendências de trabalho nas últimas décadas é a acentuada ascensão do trabalho em equipe. Essa mudança significa que também precisamos reconsiderar a forma como pensamos em medir e melhorar o desempenho do trabalho.

Desse modo, vale a pena garantir a infraestrutura e os modelos de rastreamento adequados para avaliar o desempenho colaborativo e impulsionar o sucesso da equipe.

O sucesso das equipes – sua capacidade de atuar em alto nível consistentemente ao longo do tempo – se resume essencialmente a cinco atributos-chave:

Direção

Equipes bem direcionadas têm uma clareza de propósito que é compartilhada entre todos os seus membros. Estão todos indo na mesma direção que uma unidade coletiva. Eles se deparam com propósito, prioritários e colaborativos. Para um impulso rápido na direção de sua equipe, peça a cada membro para anotar o que eles veem como o propósito compartilhado da equipe. Compartilhar e discutir essas respostas pode ajudar sua equipe a aguçar seu foco em sua missão e entrar na mesma página sobre como o sucesso da equipe deve ser.

Conexão

Equipes altamente conectadas sabem que podem fazer mais juntas do que podem sozinhas. Eles confiam uns nos outros, têm segurança psicológica e estão abertos a conflitos produtivos. Para determinar a saúde da conexão em sua equipe, dê uma olhada mais de perto no comportamento interpessoal. Se alguns membros da equipe parecerem reticentes em pedir ajuda, desconfortáveis falando o que pensam ou envolvidos em comportamento passivo-agressivo, sua equipe pode precisar de ajuda para lidar com conflitos produtivamente.

Alinhamento

Equipes alinhadas compartilham uma compreensão comum das necessidades de seus stakeholders internos e externos e da estratégia da organização maior. Além disso, eles são capazes de se adaptar para atender às necessidades em mudança sem dificuldade. É difícil estar alinhado com as equipes além da sua própria equipe se você nunca pedir feedback a eles.

Se você ainda não está fazendo isso, pergunte a outras equipes em sua organização como sua equipe pode apoiá-los melhor. Esta é uma grande chance de obter uma perspectiva externa sobre o desempenho da sua equipe.

Atitude

Equipes que brilham no departamento de atitude têm membros da equipe que trazem uma atitude otimista ao trabalhar. Da mesma forma, eles não deixam obstáculos e contratempos descarrila-los. Uma maneira de avaliar a força da atitude da sua equipe é olhar como eles abordam o risco. Existe uma sensação em sua equipe de que todos vocês podem pensar livremente, experimentar ideias e testar estratégias que podem falhar? Se não, você como líder pode tomar medidas para incentivar uma cultura mais tolerante ao risco, inclusive sinalizando sua atitude sobre o risco através de uma linguagem muito intencional.

Desempenho

Equipes de alto desempenho fazem as coisas acontecerem. Como resultado, eles entregam, cumprem ou excedem seus objetivos e metas. Mas o desempenho também vai além dos números, para processar. Suas reuniões de equipe são produtivas? O grupo pode discutir questões e tomar decisões relacionadas rapidamente? Os talentos e a experiência de todos os seus membros estão em jogo? Essas são algumas das questões que impedem que equipes de alto desempenho continuem a atuar trimestre após trimestre.

Foco

Qual é a vantagem de avaliar uma lista específica de atributos? É a habilidade de sair com um objetivo claro. Ao aprimorar um ou mais desses cinco aspectos, você pode concentrar sua energia nos esforços que fortalecerão essa área. Então, você pode reavaliar periodicamente se sua equipe está fazendo progressos. 

Deixar o alvo claro para sua equipe vai melhorar a chance de que eles tomarão as ações que levam ao progresso e ao sucesso sustentado da equipe a longo prazo.

Valores compartilhados da equipe

Valores compartilhados são um elemento importante de uma equipe de alto desempenho. Sugerimos que você olhe para valores de uma perspectiva comportamental fazendo a pergunta: 'Quais são os valores ou comportamentos que guiarão a maneira como tomamos decisões e como interagimos uns com os outros?' O objetivo é que todos estejam de acordo para que os objetivos possam ser alcançados com sucesso de forma que todos aprovem. 

Mantenha o plano vivo

Por fim, busque manter o seu plano vivo. Algumas equipes podem decidir ter isso como um item da agenda para reuniões regulares da equipe, tocando na base no plano da equipe para verificar onde eles estão dentro ou fora do plano. Ou eles podem se concentrar em diferentes passos-chave no plano em diferentes reuniões de equipe.

De outra forma, você pode expor fisicamente o plano em um quadro em um espaço compartilhado e usando uma abordagem com cores vermelha/amarela/verde. Quando objetivos vão bem, usar uma cor verde, aqueles que estão vacilando um pouco, usar amarelo, e o vermelho é usado para aqueles que não atingem o alvo. 

Sua equipe pode criar algumas ótimas ideias alternativas para garantir que o plano seja alimentado como um organismo vivo em constante transformação, por isso certifique-se de envolvê-los.

Quando as pessoas estão alinhadas em pensamentos, ações, palavras e comportamentos, é quando a magia acontece e você tem o maior poder e impacto.

Envolver sua equipe no processo de planejamento, com todos contribuindo e a bordo, é uma habilidade que todo líder de pessoas precisa dominar. 


Este artigo pertence ao Curso de Plano de Vendas

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