Método SMART - Estabelecendo Metas para seu Negócio
Agora que demos uma olhada aprofundada em nossos objetivos organizacionais, posicionamento de mercado e clientes, é hora de colocar tudo isso junto com alguns objetivos acionáveis.
Estabelecer metas para representantes de vendas é obrigatório. Não apenas como incentivos necessários que os empurrem ao limite, mas também para manter sua atividade alinhada aos objetivos gerais do negócio.
É por isso que todas as metas de vendas devem seguir o método SMART:
O método SMART é uma ferramenta que pode ser utilizada para ajudar a definir os objetivos (para diversos fins) de forma inteligente, buscando assim obter os melhores resultados.
Embora SMART seja um acrônimo, a palavra "smart" em si refere-se à “inteligente” no idioma inglês. Por este motivo, é definida como uma forma inteligente de definir objetivos para obter os resultados mais bem-sucedidos. A sigla SMART refere-se aos seguintes adjetivos, que devem definir os objetivos em questão:
- S significa Específico, significa que nossos objetivos devem ser específicos.
- M significa Mensurável, significa que deve ser mensurável.
- A significa Alcançável, significa que tem que ser alcançável.
- R vem de Relevante, significa que tem que ser relevante.
- T vem de sensível ao tempo, significa que deve ser temporário.
As metas de vendas definidas pelos diretores e gestores devem estar vinculadas a um objetivo relevante e quantitativo. Se o plano de estratégia de vendas não executar o quadro geral estabelecido pelos executivos da empresa, então seu sucesso futuro e longevidade são colocados em risco.
Sensível ao tempo
Finalmente, as metas de vendas precisam de uma data de validade. Se os representantes de vendas acreditam que têm o ano todo para atingir seus objetivos, então onde está o incentivo?
Este artigo pertence ao Curso de Plano de Vendas
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