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Método SMART - Estabelecendo Metas para seu Negócio

Agora que demos uma olhada aprofundada em nossos objetivos organizacionais, posicionamento de mercado e clientes, é hora de colocar tudo isso junto com alguns objetivos acionáveis.

Estabelecer metas para representantes de vendas é obrigatório. Não apenas como incentivos necessários que os empurrem ao limite, mas também para manter sua atividade alinhada aos objetivos gerais do negócio.

É por isso que todas as metas de vendas devem seguir o método SMART:

Imagem Interna
Fonte: Auvo blog

O método SMART é uma ferramenta que pode ser utilizada para ajudar a definir os objetivos (para diversos fins) de forma inteligente, buscando assim obter os melhores resultados.

Embora SMART seja um acrônimo, a palavra "smart" em si refere-se à “inteligente” no idioma inglês. Por este motivo, é definida como uma forma inteligente de definir objetivos para obter os resultados mais bem-sucedidos. A sigla SMART refere-se aos seguintes adjetivos, que devem definir os objetivos em questão:

  • S significa Específico, significa que nossos objetivos devem ser específicos.
  • M significa Mensurável, significa que deve ser mensurável.
  • A significa Alcançável, significa que tem que ser alcançável.
  • R vem de Relevante, significa que tem que ser relevante.
  • T vem de sensível ao tempo, significa que deve ser temporário.
Específico

Quanto mais específico você puder ser ao definir metas de vendas, maior a probabilidade de sua equipe atingi-las.

Seu objetivo principal é aumentar a receita. Então, em vez de dar a eles uma figura arbitrária, pergunte a si mesmo quanto você gostaria de aumentar a receita? Por que? Quando? E como? Quanto mais específico você puder ser, melhor.

Mensurável

Para avaliar o progresso da sua equipe de vendas de campo, deve-se medi-lo com algum parâmetro quantitativo. Se não, como podemos saber que eles estão no caminho certo ou, mais importante, se eles estão ficando aquém, como fornecer o suporte necessário?

Realizável

Ao estabelecer metas, os diretores precisam seguir uma linha tênue entre ambição e realidade. Sim, vocês vão querer objetivos ambiciosos que levem os representantes a ir além do esperado, mas, por outro lado, colocá-los sob muita pressão, e tem o efeito oposto – desmoralizar e alienar a equipe da gestão. Encontre esse ponto intermediário, e você encontrará seus representantes muito mais motivados a realizar seu plano de estratégia de vendas.

Relevante

As metas de vendas definidas pelos diretores e gestores devem estar vinculadas a um objetivo relevante e quantitativo. Se o plano de estratégia de vendas não executar o quadro geral estabelecido pelos executivos da empresa, então seu sucesso futuro e longevidade são colocados em risco.

Sensível ao tempo

Finalmente, as metas de vendas precisam de uma data de validade. Se os representantes de vendas acreditam que têm o ano todo para atingir seus objetivos, então onde está o incentivo? 



Este artigo pertence ao Curso de Plano de Vendas

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