Entrar/Criar Conta
ESTILOS
Muitas vezes o próprio cliente não saberá especificar qual estilo intenciona aplicar nos cômodos. Por isso, você terá que entender em qual perfil ele se encaixa para entregar uma decoração que irá satisfazê-lo.
Após a definição do estilo, fica mais fácil escolher os móveis, as cores e os demais acessórios.
Decoração Clássica
É a preferida entre grande parte das pessoas por ser considerada chique e não sair de moda. De fato, ela pode trazer muita sofisticação e requinte quando bem construída.
Vale lembrar que este estilo deve casar bem com a arquitetura da casa. Exige espaços amplos e o pé direito alto para abrigar o mobiliário clássico.
Ele também requisita ornamentação nos tetos, rodapés e paredes. Tudo deve ser harmonioso: tapetes, cortinas, mobiliário, almofadas e demais acessórios de decoração.
Use materiais nobres como madeiras, porcelanas, bronzes, cristais e tecidos como veludos, bordados e sedas.
As cores mais indicadas para esse estilo são as sóbrias e sólidas, como o castanho, vermelho e preto. Faça uma combinação dessas cores com outras mais suaves (branco, bege e creme). Já os detalhes, como molduras e puxadores, devem ser dourados.
Decoração Moderna
Este estilo exige que tudo seja prático, funcional e novo. As cores podem ser neutras ou vibrantes e exige-se muita iluminação (tanto natural quanto artificial branca, com luzes de LED). As principais são vermelho, preto, verde, laranja, castanho, cinza, azul-escuro e tons neutros. Não use estampas.
Abuse de objetos modernos e da tecnologia, desde que possuam linhas simples.
A mobília deve ser, preferencialmente, em tons escuros, negra ou lacada em branco brilhante.
O aço inoxidável cromado é muito bem-vindo. Por exemplo, pode ser usado nas pernas da mesa de jantar ou de centro, em cadeiras, poltronas e sofás.
O vidro e o couro também são materiais muito utilizados na decoração moderna, bem como armários e prateleiras embutidos na parede. Aliás, livre-se de todo o excesso de ornamentação e acessórios.
A vantagem deste estilo é que ao se adaptar a todo tipo de ambiente, inclusive aos pequenos, se torna bastante democrático.
Decoração Casual
Pode ser considerada uma mistura do tradicional com o moderno. É acolhedora e confortável e traz cores neutras, sofás espaçosos, tapetes básicos, tecidos suaves (bem como com padrões ou floridos) e almofadas estampadas.
Objetos pessoais são bem-vindos. Logo, invista em fotografias, molduras e objetos específicos de cada morador.
Apesar de as cores neutras e em tons pastéis serem as mais utilizadas por passar sensação de tranquilidade, conforto e paz, também é possível usar um pouco de cores vibrantes.
A base dos móveis são detalhes simples de linhas suaves, largas e horizontais. Opte por materiais de madeira e ferro, tapetes sem muito luxo e muitas almofadas.
Decoração Rústica
Este estilo é acolhedor, aconchegante e pode ser sofisticado. Traz paz e leveza ao ambiente e não precisa ser antigo, como muitas pessoas pensam. Para trazer um ar de modernidade, misture peças modernas com acabamentos rústicos.
Os elementos fundamentais deste estilo são as madeiras e pedras, obedecendo a forma natural desses materiais. O pinho, por exemplo, é uma das madeiras mais utilizadas e pode ser mesclado com outras madeiras (tanto nos móveis quanto nos pisos). É essa mistura que cria texturas e tons diferentes no ambiente.
Relógios de parede, quadros, cestos e móveis antigos se adequam bem.
Use as cores em tons claros, tons terra, bege e marrom, além dos tons pastéis.
Decoração Minimalista/Clean
Aqui as cores claras e os móveis super organizados são fundamentais. Como o próprio nome diz, não são permitidos excessos e todo objeto não usado deve ser guardado.
A decoração é organizada e voltada para a funcionalidade.
A iluminação natural deve ser explorada ao máximo e o mobiliário deve ser clean, de cores neutras. Já as cortinas podem ser do mesmo tom da parede. As persianas lisas de tom que crie contraste mínimo também são bem-vindas.
Para complementar o espaço (sem exageros) use acessórios como molduras, relógio na parede, livro sobre a mesa e vaso discreto com flores.
As cores devem ser neutras (branco, bege, cinza e marrom). Tons pastéis também são muito utilizados.
Decoração Romântica
A estampa floral, os tons pastéis e os móveis brancos são predominantes neste estilo. Prioriza-se a delicadeza, a elegância e a suavidade. O uso de padrões e tons mais claros e pastéis contrastados com cores vibrantes escuras (vermelho, azul escuro e amarelo) são aspectos que a diferenciam da decoração clássica.
Você pode recorrer a móveis antigos restaurados de forma que os tons escuros da madeira sejam substituídos pela cor branca. Também cai bem a cor bege e forros estampados ou coloridos.
As rendas e tecidos devem possuir padrões: floral, xadrez ou de listras.
Detalhes como caixas em tecido, arranjos florais, espelhos, almofadas estampadas, cabeceiras forradas com tecido, babados, dossel e molduras valorizam a decoração romântica.
Decoração Colorida
É o estilo mais despojado e seu foco está nas cores e estampas. Por isso são bem-vindos sofás e móveis coloridos, papel de parede diferenciado, tapetes estampados, objetos modernos e cores vibrantes. O decorador deve abusar da criatividade, mas tomar cuidado com exageros para que o ambiente não fique brega.
Para compor a decoração colorida são usadas estampas com flores, listras, de animais, além de texturas.
Adesivos na geladeiras e almofadas coloridas e estampadas fazem diferença neste estilo.
Para os clientes que assumem gosto pelo colorido, mas não desejam ousar tanto, opte por cores vibrantes mescladas com alguma estampa.
Todas as cores são usadas na decoração colorida, especialmente as de tom vibrante.
Este artigo pertence ao Curso Decoração de Interiores
Curso GRÁTIS sem mensalidade, sem taxa de matrícula.COMENTÁRIOS
5.0
12.743 AvaliaçõesMuito bom
Muito importante esse curso
Amei o curso
Muito bom
Tudo bom
Muito importante esse curso