Estratégia e Planejamento
As operações geram a receita de uma empresa e muitas vezes consomem a maior parte dos custos de uma empresa. Como tal, a estratégia de operações é um elemento primordial da estratégia corporativa ao lado do marketing e das vendas.
A estratégia de operações inclui os investimentos de capital necessários para apoiar o crescimento dos negócios e sustentar a receita. Também é comum planejar melhorias nas principais métricas operacionais em áreas como eficiência, produtividade e qualidade.
Contabilidade gerencial
A contabilidade gerencial é a prática de medir as operações, melhorar as coisas e medir novamente. Isso não tem relação com a contabilidade financeira. Empresas maduras têm processos de operações fortemente otimizados que são bem compreendidos e extensivamente medidos. Isso impulsiona eficiências como baixos custos unitários que representam vantagens competitivas.
Processos de Negócios
As operações estão principalmente preocupadas com a criação diária de valor de um negócio. Isso é organizado em processos e práticas repetíveis que são continuamente monitorados, medidos e melhorados.
Gestão de Desempenho
Gestão de desempenho é o processo de gestão do desempenho dos colaboradores. Isso geralmente envolve definir objetivos de desempenho com cada colaborador e, em seguida, avaliar o desempenho contra objetivos regularmente.
Gestão
A gestão de operações se sobrepõe a um grande número de disciplinas de gestão em áreas como gestão de projetos, gestão de riscos e gestão de ativos.
É a direção e o controle dos processos que produzem produtos de uma empresa e prestam os serviços aos clientes. Estes são tipicamente vistos como os processos centrais de uma organização que são cuidadosamente medidos, otimizados e melhorados. A natureza das operações difere muito de uma indústria para outra. A seguir, exemplos ilustrativos de gestão de operações.
Aquisição
A aquisição é o processo de desenvolvimento de requisitos para insumos e seleção e gestão de fornecedores. Isso é cuidadosamente controlado para evitar fraudes e garantir que os fornecedores sejam capazes de atender às exigências de uma empresa em áreas como qualidade, sustentabilidade e confiabilidade. Por exemplo, uma empresa de moda que obtém algodão orgânico de diversos fornecedores em vários países que monitora cada empresa para garantir que eles gerenciem negócios de forma sustentável e ética.
Cadeia de Suprimentos
A cadeia de suprimentos é o processo de transporte e armazenamento de suprimentos, mercadorias em processo e bens acabados. Por exemplo, um fabricante de trens que gerencia o fluxo de materiais e peças para as fábricas e a entrega de trens acabados aos clientes.
Fabricação
A fabricação é o processo de produção de um produto físico. Em uma empresa de manufatura, a gestão de operações está principalmente preocupada com a gestão da cadeia de suprimentos, fábricas e linhas de produção. A gestão mede cuidadosamente esses processos com técnicas de contabilidade gerencial para otimizar para eficiência, produtividade, qualidade, tempo de retorno e outras métricas operacionais fundamentais.
Produção
Gestão de outros tipos de produção além da fabricação. Por exemplo, gerenciar a cozinha de um restaurante como parte da gestão de operações hoteleiras.
Entrega de Serviços
Prestação de serviços é a entrega de serviços aos clientes. Por exemplo, um parque temático que oferece serviços como atrações, serviços de alimentação, performances e serviços de hóspedes. A prestação de serviços também pode incluir o processo de operação de um serviço de tecnologia da informação, como uma plataforma de software.
Atendimento ao cliente
O atendimento ao cliente é um tipo de prestação de serviços que envolve interações diretas com o cliente. Por exemplo, o processo de gerenciamento de um call center para uma empresa de comércio eletrônico que aceita feedback, responde a perguntas e oferece serviços como pedidos, devoluções e cancelamentos.
Tecnologia da informação
As operações são muitas vezes extensivamente automatizadas e medidas com tecnologia da informação. Em muitos setores, a tecnologia da informação é considerada uma função de operação. Isso pode envolver a entrega de sistemas e aplicações para equipes não operacionais, como marketing, vendas, recursos humanos e contabilidade.
A gestão da tecnologia da informação pode estar nasoperações. Isso é comum no setor de TI, onde a tecnologia da informação é produzida principalmente para clientes. Também é comum em indústrias onde a tecnologia da informação é focada na automatização de operações. Por exemplo, um banco que vê a tecnologia da informação como uma função de operações que automatiza, controla, monitora e reporta transações financeiras.
Garantia da qualidade
A operação produz produtos e serviços de uma empresa. Como tal, a gestão de operações muitas vezes se preocupa com o controle de qualidade e a garantia da qualidade. O controle de qualidade garante que os produtos e serviços estejam em conformidade com as especificações.
Garantia de qualidade é a prática de medir e controlar a qualidade. Isso inclui o processo de abordar a causa raiz dos problemas de qualidade. Por exemplo, um fabricante de alimentos que testa a qualidade dos produtos e investiga e aborda a causa raiz das variâncias de qualidade.
Distribuição
A distribuição é o processo de alcançar o cliente com os produtos e serviços. Isso inclui a cadeia de suprimentos e pode se estender a pontos de contato com o cliente. Por exemplo, a gestão do varejo pode ser considerada um tipo de gestão de operações.
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