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Estrutura do seu Plano de Negócios

Escrever seu plano de negócios leva tempo e muita pesquisa. Você deve planejar, editar, revisar, revisar e polir seu plano inúmeras vezes ao longo do caminho.

Página de capa

Sua capa é sua primeira impressão. Caso você precise compartilhar seu plano com potenciais parceiros de negócios ou credores, é crucial ter uma cobertura limpa e profissional. Certifique-se de incluir o nome e endereço do seu salão, bem como os nomes dos proprietários e informações de contato. Você pode até querer incluir uma tabela de conteúdo.

Descrição da empresa

Pense na descrição da sua empresa como seu pitch: ele dá informações sobre seu salão de beleza e sua história, quais serviços você oferece e o que torna seu salão único.

Entre em detalhes sobre porque seu salão se destaca. Como isso atrai a demografia da sua área? Por que escolheu esse local? Como servirá à comunidade? Onde você vê isso acontecendo nos próximos cinco anos?

Declaração da Missão

Sua declaração de missão é talvez a parte mais desafiadora e importante do seu plano de negócios. Uma forte declaração de missão é capaz de ditar todos os aspectos do seu salão.

Sua declaração de missão deve resumir sua abordagem aos negócios, desde operações diárias e contratações até quais produtos você carrega e como você trata os clientes - tudo em apenas algumas frases. Claro, escrever um é mais fácil do que fazer. Mas uma vez que você o colocar no papel, ele vai guiá-lo em todas as suas tomadas de decisão depois disso. Ele também orientará seus funcionários, que devem conhecê-lo, acreditar nele e viver por ele todos os dias.

Resumo Executivo

O resumo executivo de um plano de negócios dá uma espiada nas informações sobre seu plano de negócios para credores e/ou investidores.

Se as informações que você fornecer aqui não forem concisas, informativas e digitalizáveis, potenciais credores e investidores perderão o interesse.

Embora o resumo executivo seja a primeira e a seção mais importante, normalmente deve ser a última seção que você escreve, porque terá o resumo de diferentes seções incluídas em todo o plano.

Aqui é onde você resume o conteúdo do seu plano de negócios. Você vai querer incluir um breve histórico sobre sua empresa, suas metas para os próximos cinco anos e cinco a dez de seus principais objetivos de negócios. Seu resumo executivo deve ter menos de uma página.

Está com problemas? Pode ajudar a escrever seu resumo executivo por último, depois de ter escrito o resto do seu plano de negócios. Isso lhe dará a chance de acertar seus objetivos para que você possa descrevê-los de forma clara e concisa.

Esta seção não deve exceder de 1 a 2 páginas e fornecer um breve esboço dos objetivos e propósitos do seu negócio, análise de mercado e estratégias de marketing, estrutura da empresa e pessoas chave, plano financeiro e pedido financeiro.

Pessoas e Gestão

Mencione seus principais parceiros e porque você os selecionou junto com sua experiência relevante no setor. Além disso, fale sobre os requisitos da sua equipe e a hierarquia de gestão.

Como é sua estratégia de gestão? Esta é a sua chance de mapear sua hierarquia de gestão, delinear o papel e as responsabilidades de cada funcionário e determinar a compensação. Isso deve incluir proprietários, profissionais do salão, funcionários de recepção e prestadores de serviços.

Visão geral do negócio do salão de beleza

Apresente sua empresa e descreva brevemente seu modelo de negócio. Por exemplo, você pode fornecer apenas serviços especializados de beleza (como apenas cuidados com a pele, ou apenas manicure e pedicure etc.) ou um salão de beleza de serviço completo (onde você fornece todos os tipos de serviços possíveis relacionados à beleza geral, incluindo cuidados com o cabelo, facial, cuidados com a pele, manicure & pedicure, cuidados com unhas e nail art etc.).

Mais uma vez, se você está oferecendo um salão de beleza de serviço completo com um foco específico em algo como cuidados com a pele, enquanto os demais serviços são serviços auxiliares, mencione isso também. Além disso, forneça uma breve ideia de que problema você está tentando resolver.

Esta é a seção onde você descreve seu negócio de salão de beleza em detalhes. Tente responder às seguintes perguntas concisamente:

  • Por que você quer abrir um salão de beleza e que problema seu salão de beleza vai resolver?
  • Qual será o tamanho da instalação e quantos compromissos você vai atender diariamente (valor aproximado)?
  • Você terá horário de funcionamento padrão ou horário comercial estendido?
  • Onde é a localização e por que você selecionou esse local?
  • Você fornecerá apenas serviços, ou venderá produtos também?
Inclua o máximo de perguntas possível para criar uma visão geral convincente para manter seus potenciais investidores e credores viciados.

Vamos agora olhar para as diferentes subseções que você deve incluir:

a) História do Projeto

Se você ainda está para abrir seu primeiro negócio de salão de beleza, você pode não ter um histórico de negócios para compartilhar. No entanto, você pode compartilhar seu treinamento e experiências passadas da indústria. Você pode demonstrar sua paixão e interesse pela indústria da beleza ou bem-estar.

Aqui também é onde você deve explicar por que você decidiu criar este negócio hoje. Você encontrou uma lacuna no mercado? Há muita demanda por tratamentos de manicure e pedicure, mas poucos salões para acomodar os clientes?

Ou você está tentando abrir um novo formato de salão de beleza, oferecendo uma experiência e tratamentos exclusivos aos seus clientes, efetivamente diferenciando-se de seus concorrentes em sua área?

b) Modelo de negócio

Esta seção deve incluir as seguintes informações:

  • Você está construindo seu salão de beleza do zero ou você está comprando um já existente?
  • Você permitirá reservas avançadas através de canais como um site ou um aplicativo móvel, ou permitirá que os clientes entrem sem agendamento, ou ambos?
  • Você vai se concentrar apenas em serviços, ou você vai vender produtos de beleza, também?
  • Se você quer vender produtos, também, como você pretende vendê-los?
  • Você vai oferecer visitas domiciliares, e se assim for, qual será a área de atuação para isso?
  • Você pretende estender seus serviços em spa, maquiagem de noiva & casamento, massagem corporal completa etc.?
Forneça uma descrição completa do seu modelo de negócio para que os potenciais credores e investidores possam fazer avaliações financeiras e projeções.

c) Público-alvo

Dê aqui uma visão geral do seu público-alvo. Por exemplo, responda às seguintes perguntas:

  • Será um salão de beleza unissex ou um salão de beleza específico para o gênero?
  • Existe uma faixa etária específica que você está mirando?
  • Qual é a renda média disponível do seu público-alvo?
  • Com que frequência seu público-alvo visita salões de beleza?
  • Quanto eles gastam por mês / por ano em tratamentos de beleza em média?

d) Produtos e Serviços de Salão de Beleza

Seu salão de beleza será principalmente um negócio orientado a serviços. No entanto, isso não significa que você não vai (ou você não pode) vender produtos relacionados. Delineie seus produtos e serviços nesta seção. 

e) Estrutura jurídica

Finalmente, a seção de visão geral da sua empresa deve especificar que tipo de estrutura de negócios você deseja. Isso é uma corporação ou uma parceria (LLC)? Quem são os investidores? Quanto percentual de patrimônio eles possuem? Há um Conselho de Diretores? Se sim, quem? Eles têm experiência na indústria?


Este artigo pertence ao Curso de Gestão de Salão de Beleza

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