Estrutura do telemarketing
Um call center completo é composto por duas de suas partes, sendo bem montadas desde o início do conceito - podemos considerar a estrutura como a base, a parte física é fundamental, e a infraestrutura como a estrutura geral necessária para o seu funcionamento.
Para ser mais claro, tomemos a construção como exemplo. A estrutura do call center será um conjunto de todas as fundações e infraestrutura, além dos demais componentes da edificação, para garantir sua robustez e praticidade.
Sem inovações e atualizações regulares, os call centers podem facilmente se tornar desatualizados e obsoletos. Portanto, um entendimento abrangente da estrutura e da infraestrutura mínima necessária para as operações do call center é essencial.
Somente por meio dessa visão muito detalhada, mudanças, atualizações e expansões podem ser feitas de forma organizada sem afetar o andamento das operações do negócio.
A estrutura física do call center
A instalação do call center deve ser realizada em uma sala ou prédio que permite pequenos ajustes estruturais, como a instalação de dry walls (divisórias leves) para criar um ambiente à prova de som.
Deve haver uma sala de descanso e jantar para os operadores, banheiros masculinos e femininos, salas de treinamento ou salas de gerenciamento.
A estrutura física do call center também inclui mesas, divisórias, cadeiras, fios, sistemas hidráulicos, equipamentos de ventilação e equipamentos ergonômicos que atendem às normas vigentes.
Infraestrutura de suporte de call center
Em projetos de infraestrutura, podemos considerar o hardware e software específicos da operação. Vão variar de acordo com o tipo de atendimento a ser prestado, incluindo o serviço prestado e a forma como é executado.
Os call centers podem oferecer diversos tipos de serviços, como telemarketing, telemarketing, SAC, monitores, central de atendimento, relacionamento com o cliente e faturamento.
Esses serviços definirão se a operação é proativa (quando a operadora liga), receptiva (quando o cliente entra em contato com a empresa) ou mista (quando ocorrem os dois tipos de práticas anteriores).
Portanto, esta definição determinará quais hardwares e softwares devem ser contratados para o call center.
Podem ser considerados como hardware:
- Aparelhos de telefone;
- Computadores;
- Televisores;
- Gravadores de chamadas;
- URA;
- PABX;
- Aparelho de discagem automática
Como softwares, podem ser utilizados:
- Sistemas operacionais;
- Sistemas de CRM;
- Sistemas de gestão de canais de atendimento e relatórios gerenciais;
- Sistemas de Workforce Management (gestão de equipes).
Este artigo pertence ao Curso de Telemarketing e Call Center
Faça o Curso completo grátis!!