Fechando o Caixa

Ao final do seu turno de trabalho, é a hora de realizar o encerramento do caixa.

Nesse momento você deve emitir o Relatório de Fechamento de Caixa.

Esse documento contém informações importantes relacionadas ao movimento do caixa durante a sua operação no seu turno.

Nesse procedimento são informados os valores totais em dinheiro, cheques, vales e outras formas de pagamento recebidas ou pagas durante o seu turno, e os valores existentes no momento do fechamento.

Os outros relatórios do dia, como as sangrias que ocorreram e registros de cheque, devem ser considerados como detalhes do movimento e seus valores devem ser lançados no RFC - Relatório de Fechamento de Caixa.

Lembre-se que essas informações devem ser fiéis à realidade do caixa, antes de serem entregues ao seu supervisor ou à tesouraria.

Ou seja, o valor declarado deve ser em espécie e em montantes iguais à situação do caixa naquele momento.

Então por exemplo, se no Relatório de Fechamento de Caixa você registra R$ 3.000,00 em dinheiro e R$ 500,00 em cheques, serão exatamente esses os valores em cada rubrica ou forma de pagamento.

Será irregular se forem encontrados R$ 500,00 em dinheiro e R$ 3.000,00 em cheques, mesmo que o montante total de R$ 3.500,00 confira.

Caso essa situação seja verificada e haja irregularidades, pode-se entender que alguém trocou um cheque após o fechamento do caixa.

Esse alguém se beneficia, ficando com “dinheiro vivo” e o estabelecimento passa a assumir um risco na forma de cheques.

Este artigo pertence ao Curso de Operador de Caixa