FEIJÃO: TIPOS E DICAS DE PREPARO

• Feijão Carioca: Um dos mais consumidos no país, principalmente em São Paulo. Os grãos têm coloração bege, com listras marrons.

Deixe 1 ½ xícara (chá) de feijão carioca de molho em 1 litro de água quente por 2 horas. Após esse tempo, transfira o feijão junto com a água do remolho para uma panela de fundo grosso, junte 1 litro e meio de água e a uma folha de louro e cozinhe em fogo médio, com a panela semi tampada, até que os grãos estejam macios (cerca de 40 minutos). Para fazer em panela de pressão, junte a água do remolho, 1 litro de água e a folha de louro e, depois de pegar pressão, cozinhe em fogo baixo por cerca de 10 minutos.

À parte, faça o tempero do feijão: aqueça uma colher de sopa de óleo e refogue 1 cebola e 1 dente de alho picados, até que a cebola fique transparente. Junte uma concha cheia do feijão cozido, amasse os grãos com as costas da concha e tempere com sal. Volte o refogado para a panela de feijão, misture bem e mantenha em fogo baixo até que o caldo do feijão fique encorpado. Sirva a seguir.

• Feijão Preto: Os grãos de coloração negra são ingrediente básico da deliciosa feijoada. É também muito consumido no Rio de Janeiro acompanhado de arroz branco.

Deixe 1 ½ xícara (chá) de feijão preto de molho em 1 litro de água quente durante 2 horas.Após esse tempo, transfira o feijão junto com a água do remolho para uma panela de fundo grosso, acrescente 2 litros de água e 1 folha de louro e cozinhe em fogo médio, com a panela semitampada, até que os grãos estejam macios (cerca de 1 hora). Para fazer na panela de pressão, junte à água do remolho 1 litro e meio de água e a folha de louro e, depois de pegar pressão, cozinhe por cerca de 20 minutos.

À parte, aqueça 1 colher de sopa de óleo e refogue 1 cebola e 1 dente de alho picados, até que a cebola fique transparente. Junte uma concha cheia do feijão cozido, amasse os grãos com as costas da concha e tempere com sal a gosto. Volte o refogado para a panela de feijão, misture bem e mantenha em fogo baixo até que o caldo do feijão fique encorpado. Sirva a seguir.

• Feijão Rosinha: São grãos menores e cozinham mais facilmente. Sabor suave e que destaca o tempero.

Deixe ½ embalagem de feijão branco de molho em 1 litro de água quente durante 2 horas. Aqueça 2 litros de água em uma panela de fundo grosso. Acrescente a una folha de louro e o feijão junto com a água do remolho. Cozinhe a sopa em fogo médio, com a panela semitampada, por cerca de 50 minutos, ou até que os grãos fiquem macios.

Enquanto isso, em outra panela, aqueça uma colher de sopa de óleo em fogo médio e refogue 1 cebola e 1 dente de alho picados, até que a cebola fique transparente. Acrescente a este refogado uma concha cheia do feijão já cozido, amasse com as costas da concha e tempere com sal e pimenta a gosto. Volte para a panela da sopa e misture. Deixe ferver em fogo brando, até que o caldo engrosse, e sirva a seguir, salpicado com cebolinha ou salsinha.

• Feijão Bolinha: É também conhecido como feijão manteiga. Os grãos são macios e com coloração esverdeada.

• Feijão Branco: Grãos maiores que os outros tipos de feijão. Após o cozimento proporciona um caldo cremoso. Essa variedade é muito utilizada em sopas e saladas.

• Feijão Fradinho: Grãos claros com uma pequena mancha na cor preta. Também conhecido como feijão de corda. É um tipo de grão que não forma muito caldo, por isso, é muito utilizado em saladas e é um dos ingredientes base do acarajé e do baião de dois.

• Feijão Jalo: Esse tipo de feijão tem grãos mais alongados, com o umbigo arroxeado. Tem o caldo mais denso e é muito consumido em Minas Gerais.

• Feijão Rajado: Tem grãos mais graúdos, rosados e com pintas mais escuras.  Seu sabor é levemente adocicado. Essa variedade cozinha com facilidade e é indicada para ensopados.

Deixe ½ embalagem de feijão rajado de molho em 1 litro de água quente durante 2 horas. Após esse tempo, transfira o feijão junto com a água do remolho para uma panela de fundo grosso, acrescente 2 litros e meio de água e 1 folha de louro e cozinhe em fogo médio, com a panela semitampada, até que os grãos estejam macios (cerca de 1 hora). Para cozinhar em panela de pressão, coloque o feijão com a água do remolho, junte 2 litros de água e o louro e, depois de pegar pressão, cozinhe por 30 minutos em fogo baixo.

À parte, aqueça 1 colher de sopa de óleo e refogue 1 cebola e 1 dente de alho picados, até que a cebola fique transparente. Junte uma concha do feijão cozido, amasse com as costas da concha, tempere com sal a gosto e volte o refogado para a panela de feijão. Misture bem e mantenha em fogo baixo, até que o caldo do feijão fique levemente encorpado. Sirva a seguir.

Este artigo pertence ao Curso de Culinária Básica