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Formação do Pedagogo Hospitalar

A Pedagogia Hospitalar diferencia-se da pedagogia tradicional por se dar em um ambiente hospitalar e o conhecimento adquirido visa ajudar o educando a alcançar o bem-estar físico e mental, além do seu desenvolvimento acadêmico. Segundo Matos e Mugiatti (2014), ela auxilia no tratamento, pois

"[...] é um processo alternativo de educação continuada que ultrapassa o contexto formal da escola, pois levanta parâmetros para o atendimento de necessidades especiais transitórias do educando, em ambiente hospitalar e/ou domiciliar. [...] favorece a associação do resgate, de forma multi/inter/transdisciplinar, das condições desatentas do organismo, de saúde e bem-estar, ao resgate de humanização e de cidadania." (MATOS; MUGIATTI, 2014, p.29)

Embora a formação do Pedagogo esteja associada mais com o ambiente escolar, sabemos que sua atuação pode ser bem mais ampla, conforme consta na Resolução CNE nº 01/2006 sobre Diretrizes Nacionais para o Curso de Pedagogia:

“Art. 4º - O curso de Licenciatura em Pedagogia destina-se à formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos. Art. 5º O egresso do curso de Pedagogia deverá estar apto a: IV - trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo”. (BRASIL, 2006, p.02)

Sendo assim, é fundamental que para além da formação inicial e continuada, os profissionais da área tenham também o conhecimento das suas funções enquanto docentes e funcionários hospitalares que prestam serviços e recursos para a atenção educativa especializada. (BRASIL, 2001).

Para ensinar em um ambiente hospitalar, o professor precisa ter uma compreensão profunda do processo de desenvolvimento humano, estar ciente do significado de relacionamentos emocionalmente saudáveis, desenvolver uma prática dinâmica que se adapte às condições do aluno ou paciente e planejar cuidadosamente ambientes de ensino de acordo com a série e a dificuldade.

A pedagogia no ambiente hospitalar demonstra a excelência de um trabalho rico em possibilidades humanas, salientando os valores que ajudam no enfrentamento adequado da própria doença. Dessa forma, além de trabalhar a educação no seu viés acadêmico, trabalha solidariedade, cooperação, interesse pelo outro, sobretudo, nas ações interprofissionais. (RUSSO E MESSA, 2017, p.8)

O professor da classe hospitalar trabalha com o objetivo de manter as atividades acadêmicas do aluno enquanto ele está internado. Eles podem estar desenvolvendo atividades relacionadas ao material do curso, bem como atividades voltadas para o crescimento psicológico e cognitivo de pessoas hospitalizadas.

Dessa forma, a articulação entre educação e saúde garante que crianças e adolescentes hospitalizados possam dar continuidade à sua educação, levando a uma nova construção de seu desenvolvimento e à superação de doenças e agravos relacionados à hospitalização.

Para que isso seja realizado, espera-se que o pedagogo hospitalar tenha algumas características para que possa exercer a função de forma integrada, melhorando a capacidade de adaptação e melhoramento do paciente/aluno. Segundo a autora Barros (2007, p.265), as principais devem ser:

  • Capacidade do profissional em se ajustar às demandas de uma nova classe hospitalar [...]
  • Capacidade de reconhecer a existência de outras medidas humanizadas na implantação de uma nova classe hospitalar e incorporá-las às suas atividades em andamento;
  • Capacidade de fornecer atividades criativas e práticas que possam explorar os espaços e rotinas do hospital;
  • Capacidade de ajustar as atividades de ensino e aprendizagem flexíveis quando essas circunstâncias surgirem;
  • Capacidade de oferecer métodos e materiais alternativos para a criação de jogos e concursos;
  • Capacidade de fornecer formas mais adequadas de diagnosticar as necessidades do paciente para suporte acadêmico [...].


Este artigo pertence ao Curso de Pedagogia Hospitalar

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