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Curso de Telemarketing e Call Center - Formas de comunicação

As principais formas de comunicação são:

  1. Intrapessoal
  2. Interpessoal
  3. Grupo
  4. Organização
  5. Instituição
  6. Negócios

1. Comunicação intrapessoal

A comunicação intrapessoal é para uma pessoa, está relacionada às relações intrapessoais, refere-se a pensamentos e desejos pessoais e é famosa "Voz interior", esta forma de comunicação entre as pessoas e nós próprios.

Nesta forma de comunicação, debatemos as nossas dúvidas e adversidades. Diante das escolhas e decisões, procuramos orientação e consultamos a nossa consciência, princípios e valores. O remetente e o destinatário de informações são a mesma pessoa.

2. Comunicação interpessoal

A comunicação interpessoal é um meio de comunicação que permite a troca de informações entre duas ou mais pessoas e está relacionada às relações interpessoais.

Todos que vemos como interlocutores trocam informações de acordo com seus interesses. Essa troca de informações pode ser direta e instantânea, ou indireta e intermediária.

A comunicação direta e instantânea ocorre quando as pessoas estão cara a cara. Eles se comunicam principalmente por meio de palavras e gestos.

Um exemplo de comunicação direta entre as pessoas é quando elas falam em situações informais (como durante festas ou intervalos de trabalho): elas contam histórias, relatam eventos e descrevem pessoas.

Por outro lado, a comunicação indireta com um intermediário ocorre quando as pessoas estão distantes e não podem se ver ou ouvir.

Nesse caso, eles precisam usar uma determinada forma de troca de informações, passando a voz ou os gestos de uma pessoa para outra. Os métodos usados ​​podem ser variados (documentos, cartas, telefones).

3. Comunicação em grupo

A comunicação em grupo é realizada em pequenos grupos sociais, como famílias, grupos informais e grupos de amigos. Os grupos podem ser formados de diferentes maneiras.

Por exemplo, a família é formada com base nas relações familiares. Um grupo de amigos é formado por hobbies e interesses comuns.

4. Comunicação organizacional

A comunicação organizacional está na organização, como empresas, instituições públicas, etc.

Está intimamente relacionada a algumas funções administrativas da organização, tais como: planejamento, organização, orientação e controle, pois estabelece uma relação de entendimento entre que as pessoas podem atuar como grupos organizados interagem de forma a atingir objetivos.

Uma organização não é um sistema isolado e ele deve se comunicar totalmente com o mundo exterior para sobreviver.

5. Comunicação institucional 

O objetivo da comunicação institucional é dar a conhecer ao público interessado uma determinada instituição. É uma maneira formal de uma organização buscar se comunicar com seu público interno ou externo.

A Comunicação Institucional é responsável por criar e fortalecer a identidade, imagem e marca da organização, promovendo o diálogo e a interação com os públicos interno (colaboradores) ou externo (clientes, parceiros e sociedade em geral).

6. Comunicação comercial 

A comunicação comercial inclui um conjunto de atividades, ações, estratégias e produtos complexos e sistemáticos, que visam informar e fortalecer a imagem da organização e dos stakeholders. 

É todo o processo de comunicação entre a empresa e o público, seja interno ou externo. Pode ser utilizado para transmitir informações, melhorar a imagem da organização, aumentar a participação do público na empresa e obter melhores resultados.


Este artigo pertence ao Curso de Telemarketing e Call Center

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