Área do Aluno


ou



Função e estilos de direção - Administração de Empresas

A direção tem um escopo muito amplo quando falamos de exemplos de estilos de liderança. Todos eles são muito diferentes no sentido de que há uma grande variedade desses estilos de direção.

A maioria dos diretores adapta papéis de liderança conforme melhor se encaixa com eles. Nessa ordem, não há uma fórmula específica que predefine um certo estilo de liderança, ou tipo de líder para esse assunto. No entanto, não faz mal a ninguém saber uma coisa ou duas sobre direção antes de realmente desempenhar esse papel dentro de qualquer capacidade.

A seguir, os exemplos de estilos de direção comuns que você eventualmente testemunhará. Tenha em mente que se você se encontrar no lugar de um diretor, não se esqueça de improvisar. 

Direção Visionária

Eles podem não estar posicionados no topo da cadeia alimentar, mas a liderança visionária é essencial para o crescimento.

Como o nome sugere, esses líderes são motivados pelo resultado final. Eles imaginam um negócio próspero, muita força de trabalho, e qualquer coisa que tenha a ver com o sucesso do mais alto escalão. Não pensamos assim quando começamos algo novo na indústria? Claro que sim.

No entanto, os líderes visionários têm a tenacidade de avançar quando os tempos estão difíceis. Eles se concentram no quadro geral, mas também são abençoados com consistência. É exatamente onde a maioria dos "visionários regulares" falham.

Direção burocrática

A liderança burocrática é um estilo de liderança incrível que corre na condição de que todos joguem "de acordo com as regras".

O foco dos líderes que utilizam esse estilo de liderança está nos papéis dentro das fileiras da empresa e garantir que cada colaborador da empresa tenha funções e responsabilidades fixas.

E essas regras e papéis poderiam ter sido estabelecidos décadas atrás, mas como um verdadeiro líder burocrático, você é obrigado a seguir os exemplos de seus antecessores, como eles foram bem-sucedidos usando essas regras.

Esse estilo de liderança pode ser usado nas áreas onde há pouco espaço para flexibilidade e há muito em jogo quando algo dá errado.

Assim, usando esta liderança você pode conter a situação desde o primeiro dia e liderar sua equipe sem quaisquer obstáculos bloqueando o progresso. Você pode usar esse estilo de liderança em departamentos como saúde, governo e finanças.

Direção situacional

Os líderes situacionais têm uma intuição muito forte. Alguns chamam isso de intuição. Mas uma vez que se intromete com anos de experiência, os líderes situacionais podem facilmente adaptar-se e improvisar de acordo com as circunstâncias em mudança em um mercado competitivo difícil.

Escolher o estilo certo, tomar a decisão certa na hora certa, e apenas ser capaz de aproveitar o momento é o que faz a liderança da situação durar muito tempo.

No geral, é um estilo de liderança muito dinâmico porque você deve mudar seu comportamento, abordar situações de forma diferente e tomar decisões no momento certo.

Direção Participativa

Esse tipo de estilo de liderança também é conhecido como "Liderança Facilitadora". Os líderes desta categoria não só lideram, mas também oferecem oportunidades de participação igualitária para delegados e subordinados. Muitos seguem métodos de liderança participativos para ter um gostinho de ideias diversificadas uma vez que qualquer problema está em andamento.

Privatização e descentralização é o maior exemplo desse tipo de liderança. Essa forma de liderança distribui mais poder às pessoas, oferecendo-lhes uma plataforma para expressar suas opiniões.

Direção transformacional

Líderes transformacionais normalmente intensificam a escada uma vez que são empregados em uma posição pequena. Você pode ter visto uma ou duas pessoas na empresa que são promovidas e adquirem as responsabilidades de um chefe de divisão, gerente ou qualquer outro cargo de nível sênior. Essas pessoas são líderes transformadores.

Direção transacional

Este é o tipo de líder que estabelece um critério de esforço vs. recompensas em uma organização. Normalmente, os líderes transacionais são bons, mas também podem te irritar se começarem a punir as pessoas por baixo desempenho.

O pior tipo de líder transacional é uma pessoa que detém funcionários contra sua vontade de entregar uma submissão ou cumprir um prazo para o benefício da alta administração. A coisa boa sobre esse estilo de liderança é sua tenacidade para fazer o trabalho. Eles estabelecem incentivos e os funcionários se sentem motivados a fazer o seu melhor.

Direção Autocrática

Os líderes autocráticos estão focados em uma abordagem orientada a resultados. Eles tomam decisões sozinhos. Eles não confiam em todos facilmente, e também esperam que outros sejam tão apaixonados pelo trabalho quanto eles. Líderes autocráticos são comandantes militares excepcionais.

No entanto, no setor empresarial, esse tipo de líder raramente é visto. A razão é atribuída a diferentes configurações ambientais e estrutura organizacional onde métodos de liderança autocrática da velha escola não podem ser aplicados diretamente. Uma vez que todos os funcionários estão trabalhando como civis, eles não são obrigados a seguir "ordens" como visto em uma configuração militar.

Um líder autocrático é mais adequado para uma organização onde as políticas são rigorosas. Nessas empresas, criatividade e iniciativa estão em baixa. 

Direção Democrática

Outro elemento importante dos exemplos de estilos de liderança é o líder democrático. Todos sabem o que significa democracia; o que ele representa no nível do governo. Aplique o mesmo conceito em um ambiente de negócios, e você está olhando para uma mistura de líder autocrático e um líder prático.

Os líderes democráticos promovem a discussão, a participação e diferentes táticas criativas. Uma vez que eles não são totalmente autocráticos, eles encorajam seus companheiros de equipe a tomar iniciativa e superar onde quer que isso seja possível.

Direção estratégica

A liderança estratégica é a capacidade de influenciar outros a tomar decisões voluntárias que melhorem as perspectivas para o sucesso da organização a longo prazo.

A liderança estratégica é a capacidade de um gerente ou um membro da equipe de alinhar uma visão com a equipe e a empresa. Quando eles vislumbram a estratégia, eles facilmente persuadem os outros membros da equipe a seguir a mesma estratégia com a ajuda das estratégias e ferramentas certas.

Essa técnica de liderança permite facilmente que os gestores criem uma equipe cheia de diversidade de habilidades, indivíduos excepcionalmente treinados e bem equipados, que ajudem a empresa em qualquer situação normal ou de emergência.

Direção Laissez-Faire

Laissez-Faire é uma palavra francesa que significa "deixe-os fazer" e se você quiser traduzi-la para o inglês, é "deixe-o ser". A partir desses significados, você pode concluir que neste estilo de liderança, os gerentes ou a equipe levam a delegar as responsabilidades para as pessoas reais que trabalham ou os membros da equipe.

Isso ajuda a equipe a fazer o trabalho em seus próprios termos o mais rápido possível sem qualquer interferência.

A liderança laissez-faire é o único estilo onde a equipe obtém a máxima flexibilidade e espaço para inovação. Este estilo de liderança é perfeito para equipes que incluem membros da equipe que não se juntam lidera sobre eles.



Este artigo pertence ao Curso de Administração de Empresas

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados