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GAAP

A contabilidade financeira é uma informação que deve ser processada e relatada de forma objetiva. Terceiros, que devem confiar em tais informações, têm o direito de ter certeza de que os dados estão livres de viés e inconsistência, sejam deliberados ou não. Por esta razão, a contabilidade financeira depende de certos padrões ou guias que são chamados de 'Princípios Contábeis Geralmente Aceitos' (GAAP).

Princípios derivados da tradição, como o conceito de correspondência. Em qualquer relatório de demonstrações financeiras (auditoria, compilação, revisão, etc.), o preparador/auditor deve indicar ao leitor se as informações contidas nas demonstrações estão ou não em conformidade com os GAAP.

  • Princípio da regularidade: A regularidade pode ser definida como a conformidade com as regras e leis em vigor.
  • Princípio da consistência: Este princípio estabelece que quando uma empresa fixou um método específico para o tratamento contábil de um item, ele contabilizará todos os itens semelhantes que se seguem, exatamente da mesma forma.
  • Princípio da sinceridade: De acordo com este princípio, a unidade de contabilidade deve refletir de boa fé a realidade da situação financeira da empresa.
  • Princípio da permanência de métodos: Este princípio visa manter a coerência e comparação das informações financeiras divulgadas pela empresa.
  • Princípio da não compensação: Deve-se mostrar todos os detalhes das informações financeiras e não procurar compensar uma dívida com um ativo, uma receita com uma despesa etc.
  • Princípio da prudência: Este princípio visa mostrar a realidade 'como é': não se deve tentar fazer as coisas parecerem mais cor-de-rosa do que são. Normalmente, a receita deve ser registrada apenas quando for certa e uma provisão deve ser feita para uma despesa que seja provável.
  • Princípio da continuidade: Ao declarar informações financeiras, assume-se que os negócios não serão interrompidos. Este princípio mitiga o princípio da prudência: os ativos não precisam ser contabilizados pelo seu valor disponível, mas aceita-se que sejam pelo seu valor histórico.
  • Princípio da periodicidade: Cada lançamento contábil deve ser alocado a um determinado período é dividido adequadamente se abranger vários períodos. Se um cliente pagar antecipadamente uma assinatura (ou arrendamento, etc.), a receita fornecida deve ser dividida em todo o período de tempo e não contabilizada inteiramente na data da transação.
  • Princípio da plena divulgação/materialidade: Todas as informações e valores referentes à posição financeira de um negócio devem ser divulgados nos registros.


Este artigo pertence ao Curso de Administração Contábil e Financeira

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