Área do Aluno


ou



Gerenciamento de Transição e Planejamento de Carreira

De maneira geral, o planejamento e gestão de carreira envolve o estabelecimento de metas e objetivos, bem como a construção de um plano estratégico eficiente para possibilitar uma recolocação profissional de sucesso.

Desde os anos 90 é possível observar que as carreiras nas organizações e no mercado de trabalho não estão mais rigidamente ligadas a profissões ou funções específicas, mas sim à natureza das tarefas e responsabilidades desempenhadas. Consequentemente, indivíduos que desempenham atividades com características semelhantes compartilham trajetórias profissionais comuns. 

Nesse sentido, quando falamos de transição de carreira, estamos falando de um processo mais complexo do que a mudança de responsabilidades dentro de um mesmo segmento de atuação. De maneira geral, a transição de carreira é diferente da mudança de função ou de assumir um novo desafio profissional. Uma analogia apropriada seria a seguinte: mudar de função é como trocar de roupa, enquanto a transição de carreira é mais comparável a uma transformação profunda, que envolve a revisão de aspectos fundamentais, a correção de áreas problemáticas e a renovação de competências para enfrentar novos desafios.

Isso acontece, pois, ao mesmo tempo em que a transição de carreira é um processo dolorido e demorado, ele também é algo que nos oferece uma grande realização pessoal e profissional, como num processo de tratamento e cura de uma doença. 

A natureza das tarefas e responsabilidades é determinada por uma combinação de fatores, sendo os dois principais o público-alvo para o qual o trabalho é direcionado, seja ele para uma empresa enquanto trabalhador CLT, para atendimento de uma demanda enquanto Freelancer ou até mesmo para a promoção de valor para um nicho específico de mercado, como empreendedor. E o segundo ponto seria a natureza do conhecimento técnico envolvido nas atividades profissionais desenvolvidas. 

Adaptação à Mudança e Gerenciamento de Estresse 

Ainda que a transição de carreira possa ser uma atividade necessária para a realização pessoal e profissional de um indivíduo, existe a urgência de abordarmos como esse processo pode também estar relacionado a gatilhos de estresse e ansiedade durante a construção da nova trajetória profissional. 

Sabemos que a busca por oportunidades profissionais pode ser desafiadora, mas a educação e as habilidades que você adquiriu aqui o equiparam com as ferramentas necessárias para enfrentar esse desafio de maneira eficaz. Por isso, à medida que você avança em direção a novas oportunidades profissionais, mantenha o espírito de aprendizado e a motivação para alcançar seus objetivos. Seu futuro profissional está repleto de potencial, e a jornada está apenas começando.

Além disso, nem sempre é fácil aceitar e entender o que está nos levando à essa mudança. A opinião do público externo também pode ser um fator de estresse durante a sua jornada de mudança e por isso é extremamente importante que você saiba como realizar o gerenciamento do estresse para ganho de resiliência. Confira as principais dicas na próxima aula.



Este artigo pertence ao Curso de Recolocação Profissional

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados