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Gestão de pessoas - Administração de Empresas

A gestão de pessoas é definida como um conjunto de práticas que englobam os processos de ponta a ponta de aquisição de talentos, otimização e retenção deles, ao mesmo tempo em que fornece suporte contínuo para o negócio e orientação para os funcionários de uma organização.

A gestão de pessoas é uma subdivisão da gestão de recursos humanos, o que abrange, assim, todos os aspectos de como as pessoas trabalham, se comportam, se engajam e crescem no trabalho. 

Os sistemas empregados para gerenciar as pessoas afetam o funcionamento total da organização e, portanto, precisam ser aderidos como peças dinâmicas individuais sem perder de vista o quadro geral. 

Exemplos de aspectos ou tarefas que apoiam os principais pilares da gestão de pessoas incluem marca empregadora, recrutamento, remuneração, gestão de desempenho, desenvolvimento de organizações, segurança, bem-estar, benefícios, motivação e engajamento dos funcionários, comunicação, administração e treinamento. 

Ao todo, esses aspectos da gestão de pessoas tecem o tecido cultural dentro da organização e levam a uma experiência de funcionários que atrai e retém o talento certo

Principais componentes da gestão de pessoas 

O termo guarda-chuva da gestão de pessoas, possui em seu espectro cinco componentes-chave que podem juntos construir efetivamente uma experiência de funcionários envolvente para otimizar e reter melhor os melhores talentos.

Os cinco aspectos-chave, também conhecidos como os 5 Cs da gestão de pessoas são os seguintes: 

1. Criar – construir uma força de trabalho para um futuro melhor

Se considerássemos a gestão de pessoas como um sistema de processos lineares, começaria com a aquisição de talentos – a construção de equipes efetivas. 

Conhecer o propósito de cada equipe e cada membro dentro dela é a chave para o sucesso. 

Quando você está construindo equipes, é importante escolher as ferramentas certas para fazê-lo. Isso começa com a escolha das plataformas de recrutamento certas, criando uma marca empregadora em que os candidatos confiam e querem trabalhar e proporcionando uma experiência engajada ao candidato. 

Uma vez a bordo o talento mais adequado, o próximo passo é treinar e ajudá-los a evoluir em seus conjuntos de habilidades para atender às necessidades em mudança do negócio. Investir em seu desenvolvimento também constrói mais lealdade e comprometimento. 

A criação da estrutura de equipe correta também envolve a criação de processos, limites e uma estrutura robusta de funcionamento. Isso ajuda a criar um roteiro para o sucesso e um plano funcional para vencer.

2. Compreender – compreender melhor o presente e o futuro

Uma gestão eficaz de pessoas envolve a compreensão das pessoas que compõem a organização – suas personalidades, motivações, bem como seus objetivos pessoais e de carreira. 

Empatia, escuta ativa e uma abordagem que as pessoas primeiro levam a uma compreensão mútua mais profunda dos indivíduos e coletivos. É importante entender que as pessoas são diferentes e têm características diferentes e predisposições de habilidades. 

3. Comunique-se – abrindo canais para conectar efetivamente

Como você se comunica como uma equipe afeta como você trabalha como um só. Canais abertos de comunicação e feedback fornecem uma ferramenta eficaz para gerenciar melhor as pessoas. 

O formato e a cultura da comunicação predominantes em uma organização também é um elemento-chave na percepção que um funcionário tem do quadro geral do que faz parte. 

Se a comunicação é importante o suficiente para controlar como as pessoas se sentem no trabalho, é importante o suficiente para ser um critério fundamental para uma gestão eficaz de pessoas. 

As organizações hoje precisam garantir que estão fornecendo aos seus funcionários os canais certos de comunicação e feedback, a fim de incentivar que eles possam se comunicar com frequência, eficácia e livre de falhas.

4. Colaborar – cooperar de forma mais inteligente, rápida e mais forte

Gerenciar melhor os processos de pessoas envolve reconhecer que o trabalho não pode acontecer em silos – mesmo para empreendimentos de um único membro. O sucesso é uma função de equipe – assim como o fracasso. 

Com a ampla gama de ferramentas de colaboração disponíveis no mercado hoje, organizações e gestores podem garantir que o compartilhamento e a delegação levem aos melhores resultados. 

Para agregar valor ao processo de trabalho e à vida dos colaboradores, ao mesmo tempo em que multiplica a eficácia da equipe, os indivíduos precisam ser designados responsabilidades que possam intensificar e alcançar com colaboração efetiva da equipe. 

Trabalhar com outros componentes humanos e não humanos no trabalho também ajuda os funcionários a perceberem o papel que eles e outros desempenham não apenas em tarefas granulares, mas também na visão maior para a organização.

5. Confrontar – otimizar as diferenças saudáveis

As pessoas são diferentes e, para dar um tom de respeito, lealdade e comprometimento dentro da organização, a gestão de pessoas precisa focar na otimização dessas diferenças. 

Por "confrontar" aqui, não queremos antagonizar, mas sim enfrentar, reconhecer e enfrentar essas variações positivamente. Com diversidade em uma geração, pensamento, preferências de trabalho e ações, as pessoas percebem as coisas de forma diferente e se envolvem com questões com diversidade também. Agora, isso, na maioria das vezes, leva a um conflito assegurado. A representação física de tal conflito pode ser aberta e ativa ou fechada e passiva. Resolver esse conflito é uma parte importante da gestão de pessoas, pois pode levar a ressentimento e negatividade ou fortalecer a equipe e o gestor tem a escolha em relação à forma como ele oscila. 

Habilidades vencedoras de gestão de pessoas 

Podemos nem sempre ser capazes de articular a diferença entre um bom gerente e um grande gerente de pessoas, mas existem as habilidades para a gestão de pessoas que parecem ser encontradas em toda gestão boa e eficaz.  Aqui está um vislumbre das principais habilidades de gerenciamento de pessoas que podem realmente apoiar a equipe e levá-las a ter sucesso:

Construção de confiança: Quando se trata de formação de equipe, construir confiança é uma habilidade crucial de gestão de pessoas. Gestores que inspiram confiança e permitem que as equipes explorem riscos dentro do período de metas sensatas são percebidas como facilitadores. 

A habilidade de ser capaz de construir confiança é uma estratégia de longo prazo e poderia gerar uma cultura de honestidade e transparência.

Empatia: Seja no que diz respeito ao planejamento do trabalho, atribuição de tarefas, comunicação ou fornecimento de feedback, a empatia é uma habilidade que os gestores não podem fazer sem. É a capacidade de ser capaz de não apenas colocar-se no lugar de outra pessoa, mas sim ser verdadeiramente capaz de ver o mundo a partir de sua perspectiva e entender suas motivações, medos, desafios e pontos fortes. 

A escuta ativa abre o caminho para uma maior empatia, permitindo um vislumbre através das fachadas sociais e profissionais que muitas vezes fazemos.

Mapeamento de motivações: Um gerente de pessoas precisa ser um motivador eficaz. Este é idealmente uma progressão geral de ser um ouvinte ativo empático e entender os condutores individuais da motivação. 

Essa habilidade é o culminar de uma compreensão aguçada das próprias emoções e das outras e ser capaz de explorar isso leva a melhores decisões, processos mais felizes e laços mais fortes.

Apreciando: Ser capaz de apreciar direito é na verdade uma habilidade que precisa ser dominada. Um aspecto importante da gestão das pessoas é elo hora e recompensar por um trabalho bem-feito. 

Isso não só impacta a forma como cada indivíduo percebe seu trabalho e o impacto de seus esforços, mas também como a organização em sua totalidade mede e reage ao sucesso. 

O processo de valorização pode levar a uma cultura de gratidão no trabalho que, em, impactaria a experiência dos funcionários.

Busca de conhecimento: Conhecimento é poder. Como gerente de pessoas, ter acesso às informações certas é tão crucial quanto o que você escolhe fazer com elas. Como aplicar conhecimento e construir uma base sólida de estudo consistente auxilia as decisões, fornece insights e permite uma compreensão mais profunda das pessoas e processos.



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