Gestão orçamentária - Auxiliar Administrativo
Enquanto a gestão financeira envolve o conjunto de medidas que administra os bens, capital e investimentos que uma empresa já tem, a gestão orçamentária se propõe a projetar os recursos financeiros dessa organização em determinado período. Isto é, de maneira estratégica, a gestão orçamentária prevê a receita e as despesas de uma empresa em um tempo futuro, bem como se prepara para ele.
Para que isso ocorra, faz-se necessário: avaliar o fluxo de caixa (capital existente, entradas e saídas da empresa em determinado período), fazer o orçamento mensal da empresa e o orçamento anual da mesma (que deve envolver gastos, ganhos, impostos, investimentos e o que mais influência no âmbito financeiro dessa empresa).
A gestão orçamentária é fundamental para estimar gastos e preparar uma organização para lidar com eles, seja aumentando sua receita ou diminuindo custos, ou ainda, realocando recursos, por exemplo. Essa gestão também é fundamental para identificar a projeção de receita de uma empresa, saber se o seu futuro deve ser lucrativo, quanto ela vale, analisar o desempenho da organização e muito mais.
A noção adequada de gestão financeira e orçamentária é crucial para o sucesso de qualquer organização, pois elas fornecem uma base sólida para a tomada de decisões financeiras, a alocação eficiente de recursos e o acompanhamento do desempenho financeiro, contribuindo para a sustentabilidade e o crescimento do negócio. Por conta disso, caso um auxiliar administrativo seja colocado no setor financeiro para contribuir com documentos que influenciem nessas gestões, toda atenção é pouca.
Este artigo pertence ao Curso de Auxiliar Administrativo
Faça o Curso completo grátis!!