HIGIENIZAÇÃO DE FOLHAS VERDES

Essencial em nossas saladas do dia a dia, a diversidade de texturas, tamanhos, cores e sabores das hortaliças é imensa. Isso vale também para a possibilidades de preparo e formas de apresentações das folhas. Consumi-las diariamente é extremamente importante para o organismo, já que são fontes de diversos nutrientes, trazendo muitos benefícios para a saúde.

Porém, é preciso saber manusear esses alimentos. Elas perecem rápido e apresentam vida muito curta pós-colheita . É comum que durante a colheita, o manuseio, o transporte e a comercialização, as hortaliças sofram danos, podendo chegar até o consumidor apresentando perda de quantidade e qualidade. Antes de comprar selecione as folhas com cuidado, é necessário prepará-las para o armazenamento na geladeira. Assim você garante maior aproveitamento, sabor e nutrientes.

• 5 etapas para preparar as folhas

1. Escolha das folhas:

A preferência deve ser para as folhas vivas, robustas e resistentes ao se pegar nas mãos. Já as verduras com folhas amareladas ou com pequenos furos devem ser evitadas pois podem indicar a proliferação de algum tipo de larva. Folhas com aspecto queimado indicam que passaram por muito tempo em câmara frigorífica, o que representa redução em sua vida útil na geladeira de casa.

Caso o consumidor prefira comprar as hortaliças de forma minimamente processadas, ou seja, já higienizadas e embaladas, o prazo de validade deve ser sempre verificado. Nesses casos também é ideal evitar comprar se apresentarem um líquido amarelado no fundo da embalagem e se as folhas estiverem sem brilho, com pontos escuros nas bordas e se não estiverem sob refrigeração.

2. Conservação:

Cada hortaliça tem seu ponto de tolerância ao frio e a umidade, mas é ideal manter esses produtos em ambientes úmidos, sem água, com a temperatura ideal de 10°C, já que o clima muito baixo queima as folhas.

Na geladeira, o lugar apropriado para guardá-las é dentro da gaveta de hortaliças, na parte inferior, evitando que o frio intenso estrague as folhas. Segundo Denise, a conservação fora de refrigeração também pode ser realizada por um dia no máximo, dependendo das condições climáticas externas. Para isso, basta colocar as hortaliças folhosas com a parte inferior dentro de uma vasilha com água, realizando a troca da água, a cada seis horas, até o consumo.

Para aumentar o tempo de conservação das hortaliças-folhosas, segue uma dica: Em um recipiente plástico grande forre o fundo com um papel toalha do tamanho do recipiente, coloque uma camada de folhas já limpas, lavadas e bem secas, e cubra com uma nova folha de papel toalha e na sequência vá intercalando-as, até finalizar com papel toalha e tampe. Armazene o recipiente na parte superior da gaveta da geladeira, garantindo assim um tempo de vida mais longo para consumo. Porém, as folhas devem ser apenas lavadas e bem secas. A sanitização com ação química deve ser feita somente antes do consumo, pois se você guardar as folhas já lavadas e sanitizadas, isso vai acelerar o processo de deterioração decorrente da ação química.

3. Higienização:

No processo de higienização deve-se retirar folha por folha da hortaliça, eliminando as amassadas, murchas ou com ranhuras, lavar folha a folha em água corrente. Use uma bacia com água e o sanitizante, a nutricionista indica o hipoclorito de sódio em uma solução com água. Para cada litro de água utilizar uma colher de sopa de hipoclorito de sódio (a 2,5%). Depois disso, basta mergulhar as folhas e sobrepor um prato por cima para que todas fiquem imersas na solução por no mínimo 15 minutos. Retire da solução, lave folha a folha em água corrente, seque-as bem (com papel toalha ou uma centrífuga), assim estarão prontas para consumo. É importante enfatizar que só se deve lavar o produto na hora do preparo para o consumo.

4. Preparo:

Todas as hortaliças folhosas devem ser o menos manuseadas possível, deve haver cuidado para não provocar ferimentos e a retirada da cera natural nas folhas, que protege contra a perda de água. Cortar as folhas com faca também não é indicado já que pode acarretar na perda dos nutrientes. O melhor é consumir as folhas inteiras ou cortá-las com as mãos, "rasgadinhas".

5. Consumir:

Por fim, o que resta a fazer é se deliciar com a salada, aproveitando todos os seus nutrientes e sabores. Invista em misturas com os tubérculos como cenoura, beterraba, nabo, rabanete, brotos, e legumes.

Este artigo pertence ao Curso de Culinária Básica