HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA

Você já se perguntou onde a fotografia moderna se originou?

Embora agora estejamos entrando na era digital e nos distanciando do cinema, a iluminação e outras técnicas de fotografia começaram na década de 1820.

Joseph Nicéphore Niépce e Louis Jacques Mandé Daguerre foram os primeiros inventores da fotografia moderna. Eles usaram um componente químico de prata e giz, que escurece quando exposto à luz. Esse tipo de tecnologia usava um negativo de vidro para cimentar a imagem.

Das primeiras câmeras vistas em filmes de faroeste, passamos às câmeras manuais com filme. Este filme, ou negativo, captura a imagem em um rolo a ser revelado em uma sala escura para evitar superexposição.

Imagem Interna

As câmeras manuais usavam uma teoria de configuração de tomadas. Era preciso entender a abertura, a velocidade do obturador, o balanço de branco e a medição para obter a melhor imagem possível.

Isso significava passar muito tempo preparando a foto e precisar ser um profissional para capturar animais selvagens em seus hábitats naturais.

A abertura é medida por f-stops, ou a quantidade de luz que a lente permite. O foco e a profundidade de campo também são importantes ao definir a abertura na câmera.

Imagem Interna

É necessário saber quais números permitirão que mais luz entre na lente e vice-versa, para evitar superexposição e borrões. A velocidade do obturador é o tempo que uma lente fica aberta para tirar a foto.

Pode ocorrer que, em uma sala escura sem flash, sua câmera demore um pouco para imprimir a imagem no negativo. Isso acontece porque a luz é fraca e o obturador deve corrigir essa falta, o que induz a necessidade de expor o filme por mais tempo para obter a imagem - em vez do obturador se mover em uma velocidade mais rápida, como quando há mais luz.

Das câmeras manuais, passamos para as automáticas, que deixaram as fotografias mais claras. A velocidade e a abertura do obturador são programadas pelas configurações; a sensibilidade do sensor, conhecida como ISO, tornou-se importante.

Em vez de levar minutos para configurar uma cena, você apenas escolhe a configuração correta e mantém o botão pressionado para focar.

Muitas câmeras automáticas vêm com opções manuais para quem ainda gosta e tem vocação artística para tratar a fotografia.

As câmeras digitais são a nova era da fotografia. Agora podemos ver a foto que tiramos sem o uso de filmes e negativos. Enviamos ou imprimimos as fotos para todos os nossos amigos, e todas as pessoas podem tirar fotos, não apenas aquelas que têm talento.

O que não quer dizer que a arte da fotografia e os bons fotógrafos não permanecerão. Ainda existe a necessidade de qualidade na obtenção de fotografias de nível profissional. A sensibilidade à luz ainda é importante ao lidar com uma câmera digital e, a menos que você gaste muito, verá que a qualidade das fotos é relevante.

As técnicas de fotografia dependem da iluminação fornecida, seja natural ou artificial. Logo, você pode estar se perguntando como criar uma fotografia em uma sala escura, como um museu, para compartilhar com amigos e familiares.

Conhecer as técnicas de fotografia o ajudará a obter aquela foto perfeita com sua câmera digital. A fotografia se originou com a ajuda de poucas pessoas, mas podemos ver os avanços que essa invenção nos proporciona.

Este artigo pertence ao Curso de Fotografia Digital