Área do Aluno


ou



História da Ginástica Laboral

Ginástica laboral parece ser algo novo, não é mesmo? Em especial, por estar se falando bastante sobre o tema somente nas últimas décadas.

Mas se engana quem pensa isso!

Na realidade, a ginástica laboral é uma prática bastante antiga, só não recebia esse nome ainda.

A ginástica laboral surgiu com a necessidade de prevenir doenças relacionadas aos músculos e articulações, entre elas, as lesões por esforço repetitivo e distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho

Toda história começou há quase 100 anos, por volta de 1925, na Polônia, em um registro em que na época a atividade era conhecida como Ginástica de Pausa.

Naquela época, os operários se exercitavam com uma pausa adaptada para cada tipo de ocupação que eles tinham.

Anos depois, outros países europeus como Holanda, Rússia e Noruega passaram a adotar essa prática entre os colaboradores.

Mesmo a Ginástica Laboral tendo nascido nos territórios da Polônia, a expansão realmente ocorreu no Japão, na década de 20, com a prática sendo amplamente realizada pelos funcionários dos Correios.

Atualmente, mais da metade dos trabalhadores japoneses se exercitam diariamente e a consequência dessa atitude tem sido a redução de acidentes, o aumento da produtividade e a melhoria do bem-estar dos colaboradores.

Com os estudos avançando e a disseminação dos benefícios, em 1960, outros países europeus como Bulgária, Alemanha, Suécia e Bélgica adotaram também a Ginástica Laboral.

Nos Estados Unidos, um dos países com o maior número de empregados, diversas empresas têm investido em programas de Ginástica Laboral.

Os programas executados no território norte-americano são desenvolvidos para melhorar o condicionamento físico dos funcionários, gerando maior sensação de bem-estar e conforto para os colaboradores.

Ginástica Laboral no Brasil

As primeiras manifestações de atividades físicas realizadas no Brasil entre funcionários foram registradas em 1901.

Entretanto, se tratando especificamente da Ginástica Laboral em 1973.

Inicialmente as empresas começaram a investir em empreendimentos com opções de lazer e esporte para os seus funcionários, como no caso do Banco do Brasil, com a criação da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB).

No Rio Grande do Sul no início da década de 70 a Federação de Estabelecimento de Ensino Superior (FEEVALE) em parceria com a Escola de Educação Física, publicou uma proposta de exercícios baseados em análises biomecânicas, Educação Física Compensatória e recreação.

Finalmente, em 1979 a FEEVALE em convênio com o SESI (Serviço Social da Indústria), elaborou e executou o projeto de Ginástica Laboral.

Outro marco de avanço na Ginástica Laboral no país foi em 1999, quando a Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul criou o curso para preparar profissionais para esta área de atuação.

Desde então, a ginástica laboral passou a ser vista pelas empresas como uma fonte de qualidade de vida, prevenção do estresse e redução dos riscos de lesões por esforços repetitivos.



Este artigo pertence ao Curso de Ginástica Laboral

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados