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Identificação de Cores
A cor sempre fez parte da identidade da indústria para realizar a escolha e a definição de uma nova moda. Elas fazem parte de um processo e ditam muito mais do que as tendências do que vestir, pois possuem a capacidade de influenciar o comportamento humano, despertando os mais diversos tipos de emoções nas pessoas.
Com o passar do tempo as cores começaram a fazer parte da cultura local, para padronizar ideias de roupas em situações específicas, transformando assim, a utilização da moda cada vez mais parte da nossa identidade, e junto a isso moldamos as cores e as roupas como símbolos dos nossos desejos e vontades.
Dessa forma, as junções das cores almejando o seu equilíbrio passou a virar algo extremamente essencial na cultura da moda. O Seu estudo começou a ser utilizado em suas junções para definir o modelo de cores dentro dos seus espectros mais agradáveis aos olhares, e que, mesmo assim, passasse uma identificação sobre os seus sentimentos ao desenhar um novo look.
É por este motivo que o atual capítulo tem como objetivo introduzir o estudo da utilização das cores no mundo da moda. Mostrando suas padronagens e exemplificando a utilização dos ciclos cromáticos no vasto universo dos looks, roupas e acessórios utilizados na moda.
A teoria das cores
O escritor e cientista Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832) nascido na Alemanha, publicou uma das mais importantes obras, voltadas para os estudos das cores, suas tonalidades e possíveis combinações, que levou o nome de “Teoria das Cores”. Publicado em 1810, em seu livro, Johann descreveu sua visão, impressões, sentimentos e estudos a respeito da ideologia da cor.
Esta teoria é basicamente uma orientação e análise capaz de ajudar você a escolher a cor ideal para as suas combinações dentro de um espectro de cores. Além disso, sabendo da importância das cores em nosso cotidiano e na vivência humana, essa é uma das teorias mais respeitadas, no mundo da moda, designer, criadores, artistas e desenvolvedores.
Isto acontece, pois estes são profissionais que possuem como premissa a preocupação com a aparência do seu produto, dessa forma, utilizam essa ideia ou alguma plataforma que é baseada nesse modelo, para criar uma combinação amistosa, que cause uma primeira impressão bastante positiva ao usuário.
Segundo Amy Cuddy, professora da Harvard Business School, a impressão é construída nos três primeiros segundos de interação, dessa forma, considerando que a combinação de cores e a aparência de uma vestimenta é a primeira impressão que temos ao nos deparar com um novo estilo.
Logo, seja no mundo do design, da comida ou da moda, a imagem precisa causar um impacto significativo para atrair o interesse do usuário, de forma que nunca deixe de parecer agradável, bonito ou harmônico. Logo, precisamos estabelecer novas técnicas para que a mistura de cores possa ser utilizada como ciência na confecção de novas roupas, causando sempre uma boa impressão a quem usa e visualiza a peça.