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IMPORTÂNCIA DAS OFICINAS CULTURAIS PEDAGÓGICAS

Não podemos negar que a rotina escolar é muito corrida. A grande demanda de trabalho, o conteúdo massacrante e a necessidade de despender uma quantidade significativa de tempo em tarefas burocráticas podem gerar a tendência de repetir práticas de ensino e aprendizagem. Dessa forma, se não houver um esforço intencional da instituição no sentido de promover a reflexão sobre a prática pedagógica, avaliar de fato seus resultados e utilizar os conhecimentos para gerar propostas inovadoras, a escola pode ficar estagnada.


Além dessa reflexão e inovação, as oficinas pedagógicas são uma estratégia muito eficiente para a formação continuada de educadores e atualização dos docentes. Quando bem dirigidas, elas mostram como os conhecimentos teóricos podem ser aplicados aos desafios enfrentados na sala de aula, contribuindo para uma prática mais efetiva e para destacar a escola no mercado. Considerando esses aspectos, podemos entender que essa metodologia é muito diferente de uma simples reunião realizada com o corpo docente ou mesmo uma série de palestras. As principais características das oficinas pedagógicas são:


  • Espaço de diálogo: o foco dessa metodologia é a construção coletiva de conhecimento. Portanto, ela deve ser aberta a vivências, diálogos e partilha. A ideia de ter informações como uma via de mão única não condiz com esse tipo de experiência.

  • Momento de aprendizagem ativa: oficinas são momentos em que se trabalha ativamente, se conserta algo, e as pessoas se mobilizam para uma solução. Não se trata de uma atividade passiva, na qual o indivíduo apenas recebe. É o momento de colocar a “mão na massa”. A ideia principal é envolver os professores em um aprendizado que possa se refletir diretamente na prática em sala de aula. Não é um espaço para divagações teóricas, mas para a busca de soluções.

  • Dedicada a um tema ou dificuldade: propostas muito genéricas podem se mostrar bastante superficiais. Por isso, quanto mais específica for a oficina, maiores são as chances de ela prover ferramentas úteis para a atuação do docente. Esse é o motivo pelo qual os objetivos de uma oficina devem ser definidos de forma clara. Por isso, em vez de trabalhar um conceito mais genérico, como o lúdico na aprendizagem, é mais interessante direcionar: como utilizar jogos para o desenvolvimento do raciocínio lógico, práticas que favorecem a interpretação textual etc.


As oficinas pedagógicas são fundamentais para a qualidade de uma instituição de ensino. Planejá-las e executá-las de forma eficiente garante os melhores resultados para o aluno e uma excelente reputação para a escola.



Este artigo pertence ao Curso de Oficinas Culturais Pedagógicas

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