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IMPORTÂNCIA DAS OFICINAS CULTURAIS PEDAGÓGICAS
Não podemos negar que a rotina escolar é muito corrida. A grande demanda de trabalho, o conteúdo massacrante e a necessidade de despender uma quantidade significativa de tempo em tarefas burocráticas podem gerar a tendência de repetir práticas de ensino e aprendizagem. Dessa forma, se não houver um esforço intencional da instituição no sentido de promover a reflexão sobre a prática pedagógica, avaliar de fato seus resultados e utilizar os conhecimentos para gerar propostas inovadoras, a escola pode ficar estagnada.
Além dessa reflexão e inovação, as oficinas pedagógicas são uma estratégia muito eficiente para a formação continuada de educadores e atualização dos docentes. Quando bem dirigidas, elas mostram como os conhecimentos teóricos podem ser aplicados aos desafios enfrentados na sala de aula, contribuindo para uma prática mais efetiva e para destacar a escola no mercado. Considerando esses aspectos, podemos entender que essa metodologia é muito diferente de uma simples reunião realizada com o corpo docente ou mesmo uma série de palestras. As principais características das oficinas pedagógicas são:
Espaço de diálogo: o foco dessa metodologia é a construção coletiva de conhecimento. Portanto, ela deve ser aberta a vivências, diálogos e partilha. A ideia de ter informações como uma via de mão única não condiz com esse tipo de experiência.
Momento de aprendizagem ativa: oficinas são momentos em que se trabalha ativamente, se conserta algo, e as pessoas se mobilizam para uma solução. Não se trata de uma atividade passiva, na qual o indivíduo apenas recebe. É o momento de colocar a “mão na massa”. A ideia principal é envolver os professores em um aprendizado que possa se refletir diretamente na prática em sala de aula. Não é um espaço para divagações teóricas, mas para a busca de soluções.
Dedicada a um tema ou dificuldade: propostas muito genéricas podem se mostrar bastante superficiais. Por isso, quanto mais específica for a oficina, maiores são as chances de ela prover ferramentas úteis para a atuação do docente. Esse é o motivo pelo qual os objetivos de uma oficina devem ser definidos de forma clara. Por isso, em vez de trabalhar um conceito mais genérico, como o lúdico na aprendizagem, é mais interessante direcionar: como utilizar jogos para o desenvolvimento do raciocínio lógico, práticas que favorecem a interpretação textual etc.
As oficinas pedagógicas são fundamentais para a qualidade de uma instituição de ensino. Planejá-las e executá-las de forma eficiente garante os melhores resultados para o aluno e uma excelente reputação para a escola.
Este artigo pertence ao Curso Oficinas Culturais Pedagógicas
Curso GRÁTIS sem mensalidade, sem taxa de matrícula.COMENTÁRIOS
5.0
12.743 AvaliaçõesBom
Adorei, porque cada curso que se faz são mais conhecimento adquiridos.
Bom