Introdução - Curso Básico de Barista
Olá, aluno(a)!
Bem vindo ao Curso Básico de Barista.
Ao chegar até aqui, você deu um incrível passo rumo ao sucesso profissional. O barista possui um papel muito importante para a nossa sociedade, já que ele é o responsável por realizar o preparo da segunda bebida mais consumida em todo o mundo. É por esse motivo que as melhores cafeterias do mundo apenas contratam profissionais com o mais alto nível de qualificação e você está pronto para se tornar uma dessas pessoas.
O café é uma bebida milenar que conquistou o coração de inúmeras pessoas ao redor do mundo, e esse gosto pela bebida ultrapassou inúmeras gerações. Entretanto, o que poucas pessoas se dão conta é que o café é realmente capaz de mover grandes nações.
Ele está diretamente relacionado com a economia, o desenvolvimento tecnológico e a produção industrial e agrícola em larga escala. Por isso, todos os dias diversos trabalhadores saem das suas casas com o objetivo de levar o café para o mundo. Esse é o caso dos operadores de máquinas industriais, dos moleiros, dos cafeicultores e, é claro, o barista.
A atividade barista foi reconhecida como uma ocupação no Brasil ainda em 2013, a partir do registro da Classificação Brasileira de Ocupações. Entretanto, a sua presença nos restaurantes e hotelarias brasileiras existe desde o Brasil colônia.
Eles(as) são os responsáveis por construir bebidas através da manipulação e manuseio do café, juntamente com outras especiarias e ingredientes como o leite ou chás. Trata-se de algo muito mais complexo do que uma simples infusão, como eram feitos há anos atrás. O café nos dias atuais possui inúmeras variações e formas de preparo que vão desde o tipo do grão, a temperatura correta da água.
Esse grande número de opções também está relacionado à alta quantidade de consumidores e culturas que aderiram à bebida ao longo dos anos. Portanto, é de responsabilidade do barista produzir um café do mais alto padrão de qualidade.
E as exigências não param por aí. Aqueles que desejam ganhar destaque no mercado de trabalho, seja como o barista que está atrás do balcão, ou como o empreendedor de uma grande cafeteria, precisa desenvolver um conhecimento técnico sobre as cadeias de produção, torrefação, moagem do grão, temperatura da água e outras diversas variações de extração.
Somente assim você será capaz de reconhecer as matérias primas de melhor qualidade, para então construir a melhor bebida da cidade. E não se iluda! Mesmo com o passar dos anos, as cafeterias ainda são negócios altamente lucrativos. Um grande exemplo é o conglomerado do café: o Starbucks. A empresa norte-americana tornou-se uma das grandes referências na venda de café ao redor do mundo ao juntar qualidade, tecnologia, inovação e fortes estratégias de marketing.
E aí? Será que a sua cafeteria será a próxima Starbucks?
O passo mais difícil já foi tomado por você: o primeiro. Agora, chegou o momento de adquirir conhecimento e traçar o caminho para uma trajetória de sucesso no mundo do café!
Este artigo pertence ao Curso de Básico de Barista
Faça o Curso completo grátis!!