Introdução - Curso de Finanças Pessoais
Olá, Aluno!
Bem-vindo(a) ao nosso Curso de Finanças Pessoais.
A nossa relação com o dinheiro, data desde o século VII a.C., onde algumas peças metálicas eram trocadas por mercadorias, conferindo valor aos produtos. Logo, é possível afirmar que as influências geradas pelos objetos de valor perduram na nossa sociedade há muitos anos, e, portanto, possuem a capacidade de moldar o nosso comportamento e as relações humanas.
Entretanto, com o passar dos anos, os seres humanos passaram a inovar a forma de fazer e trocar valor. Seja através das pedras ou das moedas, dos cartões ou do pix, o dinheiro é o meio de troca de bens para aquisição de produtos ou serviços. Além disso, a partir das divisões políticas, também houve a necessidade de diferenciar a origem do dinheiro, o que acarretou no surgimento de moedas tal como o real, o dólar e o euro.
Que o dinheiro faz parte das nossas vidas, é fato, entretanto, a forma como administramos as nossas finanças pessoais pode afetar diretamente a nossa saúde financeira, comprometendo o nosso poder de compra.
O dinheiro é capaz de abrir portas e possibilitar mudanças de vida quando bem monitorados, investidos e adquiridos através do trabalho. Foi por tal motivo que o sociólogo Max Weber criou a famosa frase “O trabalho dignifica o homem”. Pois esta é a nossa fonte de bens e poder monetário.
E você? Já parou para pensar qual a sua relação com o dinheiro?
Neste curso, preparamos uma série de conteúdos para que você seja capaz de aprimorar a sua experiência com suas contas e bens. Além disso, você poderá obter habilidades de gerenciamento com suas próprias finanças pessoais.
Sabemos que todos nós possuímos experiências financeiras. Afinal, desde muito novos nós observamos o comportamento dos nossos pais e responsáveis na administração das contas de casa. É também nos nossos primeiros anos de vida que nós passamos a entender o valor do dinheiro, quando os pais permitem que compremos algo que desejamos, ou ainda quando nos repreende dizendo que “dinheiro não nasce em árvore”. Tudo isso faz parte das nossas experiências, que moldam a nossa percepção e responsabilidade financeira desde os primeiros anos de vida.
Por outro lado, quando nos tornamos adultos, passamos a realizar o papel dos nossos pais e entramos num universo imenso que muitas vezes não são explicados para gente. São boletos, cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e todos os artifícios financeiros que podem nos abrir um mundo de possibilidades, como também podem nos levar ao desespero e à falência quando não são bem entendidos e administrados.
Mas não se preocupe, ao adquirir este curso, você já foi capaz de se destacar da grande maioria da população financeira. Ao dar este primeiro passo, você adquiriu um nível de conscientização sobre a necessidade de entendimento das próprias finanças, que a grande maioria não possui.
Isto acontece, pois primeiramente, não existe a cultura de educação financeira no Brasil, segundo, pois grande parte dos indivíduos preferem aprender na prática, o que acaba prejudicando o seu conhecimento acerca deste assunto em questão.
Portanto, você deve entender que antes de mais nada, o passo mais difícil rumo ao gerenciamento das finanças pessoais já foi realizado por você. Isto não significa que está é uma trajetória fácil, mas deixe com a gente, pois o nosso papel é te ajudar na conquista da independência financeira plena.
Como você pôde perceber, este livro possui alguns tópicos interessantes para o seu desenvolvimento como gestor financeiro. O primeiro capítulo deste livro trata-se do entendimento da importância do planejamento financeiro para as nossas vidas. Aqui, você saberá o porque é essencial saber o mínimo sobre a gestão de finanças pessoais e como pequenas atitudes poderão acarretar em grandes mudanças em nossas vidas.
Já o segundo capítulo, trata-se da indução de uma reflexão sobre qual a sua relação com o seu dinheiro. Você é do tipo de consumidor que gasta mais do que recebe, ou que recebe mais do que gasta? Como as pessoas a sua volta se relacionam com o dinheiro? Algumas destas respostas estão escondidas neste capítulo, portanto, cabe a você decifrá-las para conseguir entender e aprimorar a sua relação com seu dinheiro e sua capacidade de compra.
Para isso, entretanto, você precisará avançar rumo ao seu autoconhecimento. O terceiro capítulo deste livro tem como objetivo abordar a realização de um teste de perfil financeiro, onde os alunos poderão avaliar através do método DSOP como está sendo feita a gestão financeira dos seus recursos até este momento.
Além disso, o quarto capítulo será um ponto de compreensão e empatia. Você sabia que nem sempre as pessoas compram exacerbadamente por que são inconsequentes? Na verdade, algumas delas podem estar sofrendo de uma patologia denominada consumo compulsivo. Mas não se preocupe, você vai entender direitinho o que é essa doença e como a sociedade pode influenciar de forma negativa a formação de consumidores doentes.
Após entender a importância do planejamento e qual o seu perfil consumidor frente à sociedade, o próximo capítulo terá como objetivo te guiar rumo à alfabetização financeira. Será a partir deste momento que você conhecerá alguns dos principais conceitos voltados à gestão financeira. O primeiro deles, disponível no capítulo de número cinco, abordará sobre orçamentos e a sua importância para a gestão pessoal de custos e rendas.
Além disso, nesta fase do curso você será orientada a realizar o diagnóstico financeiro da sua família por meio do orçamento doméstico. Será aqui que você entenderá a importância da família para o desenvolvimento da gestão doméstica, visando o alinhamento de objetivos de todos os membros envolvidos.
De forma contínua, o capítulo de número seis será o responsável por abordar o tema de crédito e endividamento. Sabemos que este é um assunto delicado e que pode ter trazido inúmeros alunos para serem orientados através deste livro. Aqui, iremos desmistificar alguns dos conceitos pré-definidos em sociedade acerca das possibilidades de crédito e dos padrões de endividamento do cidadão brasileiro. De forma análoga, também trouxemos algumas dicas cruciais sobre gestão de dívidas e as principais formas de se livrar do endividamento excessivo.
Já em continuidade dos conceitos adquiridos, partimos para o capítulo mais inovador deste livro, o tópico de número sete, que aborda poupança e investimento financeiro. É muito comum encontrar pessoas que desejam realizar aplicações de capital, mas que não conhecem os principais meios para realizá-lo. Dessa forma, o curso básico de finanças pessoais trouxe de forma simplificada os principais conceitos acerca de investimentos em fundos e poupanças, para que assim, você possa iniciar o seu processo de aprendizado e investimento, visando a obtenção de lucros futuros.
Agora que os principais conceitos técnicos foram aprendidos, trouxemos para você as principais técnicas e conhecimentos sobre o planejamento de consumo e gastos através da utilização de um padrão de comportamento consciente e organizado.
Primeiro, no capítulo de número oito foi abordado a necessidade de planejar o consumo de bens e serviços de forma a obter melhor saúde financeira e consciência socioambiental. Isto acontece, pois além de ser uma prática perigosa para o seu bolso, o consumo exacerbado também acarreta sérios problemas para o meio ambiente e para a economia do país.
É por este motivo que disponibilizamos no capítulo 09 um exemplo de utilização e aplicação de tabela financeira para a distribuição correta dos seus dados financeiros, visando assim, o gerenciamento de dados de forma eficaz. A necessidade de abordar a montagem de uma tabela financeira está atrelada a obtenção de habilidade relacionada ao entendimento das informações, bem como a sua análise e diagnóstico.
Entretanto, o desenvolvimento de tecnologias surgiu com o objetivo de auxiliar-nos na nossa trajetória de vida. É por isto que não poderíamos deixar de citar alguns dos principais sites e aplicativos construídos para o gerenciamento pessoal de finanças. Estes estão disponíveis no capítulo dez desta obra e são excelentes ferramentas de análises de informações e dados financeiros.
Sabemos ainda que algumas palavras podem ser desconhecidas e poderão causar confusão caso não sejam explicadas, portanto, ao final deste livro foi disponibilizado um glossário, para abordar e destacar os principais termos financeiros utilizados no Brasil.
Porém, para a conclusão deste curso será necessário exercitar os seus conhecimentos e colocá-los em prática. Logo, foram elaboradas algumas questões acerca dos conteúdos trabalhados neste módulo de aprendizado. Eles têm como objetivo promover a fixação do conteúdo através de alguns pontos chaves que influenciam diretamente na sua saúde financeira.
Agora que você obteve uma breve introdução acerca do imenso mundo do mercado financeiro, é hora de iniciar a sua trajetória rumo ao gerenciamento de suas finanças pessoais.
Este artigo pertence ao Curso de Finanças Pessoais
Faça o Curso completo grátis!!