Introdução à Gestão de Pessoas
Olá, Aluno(a)!
Bem-vindo(a) ao nosso curso de Gestão de Pessoas.
Toda empresa, independente do ramo de atividade, tem por objetivo principal gerar lucros. O resultado da empresa, no final do dia, vai depender do quanto ela consegue gerar em receita e do quanto ela gasta em custos em sua operação.
Para que uma empresa cresça e gere mais lucros ela precisa conseguir aumentar sua receita e/ou diminuir seus custos. Existem diversas formas de fazer isso, porém nenhuma delas é possível sem atuar nos funcionários da empresa.
É impossível realizar qualquer melhoria dentro de uma organização sem envolver os colaboradores. Uma empresa depende da produtividade dos funcionários para alcançar os seus resultados. Também são eles, na maioria das vezes, o principal custo das empresas. E para saber quando esse custo está ou não sendo revertido em função da empresa, é necessário uma análise de pessoal.
E é nesse sentido que se faz necessário o estudo da gestão de pessoas. A forma de se comunicar, de contratar, treinar e demitir os funcionários. A forma de criar uma cultura que otimize as funções da empresa e a elevem a um novo patamar.
O objetivo de se estudar gestão de pessoas é compreender todo o arcabouço teórico a respeito da administração dos recursos humanos dentro de uma organização. Isso vai desde o momento da contratação até um fortalecimento de uma cultura que evite a debandada de funcionários; por uma avaliação bem feita de desempenho até a implementação de um processo de monitoramento eficiente.
O curso é amplo, afinal se apóia em conhecimentos de diversas áreas para uma compreensão completa do fenômeno organizacional e, assim, da melhor forma de se gerir as pessoas.
Para uma compreensão mais clara, faz-se necessário uma pequena menção à Teoria Geral da Administração. É importante perceber que a compreensão do funcionário dentro de uma empresa passou por diversas alterações ao longo das décadas.
No início do estudo da Administração como ciência, com Taylor e Fayol, o ser humano era considerado como uma peça mecânica de um trabalho repetitivo. O foco era em fazer com o que o trabalhador se tornasse extremamente especializado em sua função, de modo a realizá-la da melhor forma possível. Neste contexto, a única preocupação para a garantia do bem estar do indivíduo era o retorno financeiro fornecido pelo trabalho.
Aos poucos a teoria vai evoluindo, passando a perceber as demais demandas que o ser humano possui, para além do retorno financeiro. A organização passa a ser concebida de uma maneira mais ampla, com mais detalhes que permitem uma observação mais próxima da realidade.
É partindo desse contexto que surge a gestão de pessoas. Como define o professor Chiavenato, a gestão de pessoas é um “conjunto integrado de processos dinâmicos e interativos”. Logo, a gestão de pessoas nunca é um processo isolado, mas sempre um conjunto de processos que se interrelaciona.
Ao longo deste curso iremos apresentar um conjunto de conceitos, separados de maneira didática para facilitar a compreensão. Porém é importante sempre ter em mente que cada um dos conteúdos aqui apresentados se relaciona, sendo interdependentes.
Este artigo pertence ao Curso de Gestão de Pessoas
Faça o Curso completo grátis!!