Limitações da Contabilidade Financeira
Uma das principais limitações da contabilidade financeira é que ela não leva em consideração os fatos não monetários do negócio, como a concorrência no mercado, a mudança no valor do dinheiro etc.
As seguintes limitações da contabilidade financeira levaram ao desenvolvimento da contabilidade de custos:
1. Nenhuma ideia clara de eficiência operacional: às vezes, os lucros podem ser maiores ou menores, não devido à eficiência ou ineficiência, mas devido à inflação ou à depressão comercial. A contabilidade financeira não fornecerá uma imagem clara da eficiência operacional quando os preços estiverem subindo ou caindo devido à inflação ou à depressão comercial.
2. Fraqueza não identificada pelos resultados coletivos: A contabilidade financeira divulga apenas o resultado líquido das atividades coletivas de uma empresa como um todo. Não indica lucro ou prejuízo de cada departamento, trabalho, processo ou contrato. Ele não divulga a causa exata da ineficiência, ou seja, não informa onde está a fraqueza porque divulga o lucro líquido de todas as atividades de uma empresa como um todo. Digamos, por exemplo, que pode ser comparado com uma leitura em um termômetro. Da mesma forma, perda ou lucro menor divulgado pela conta de lucros e perdas é um sinal de mau desempenho do negócio como um todo, mas a causa exata de tal desempenho não é identificada.
3. Não auxilia na fixação de preços: Na contabilidade financeira, os custos não estão disponíveis para auxiliar na determinação dos preços dos produtos, serviços, ordem de produção e linhas de produtos.
4. Sem classificação de despesas e contas: Na contabilidade financeira, não existe um sistema pelo qual as contas sejam classificadas de forma a fornecer dados relevantes sobre custos por departamentos, processos, produtos nas divisões de fabricação, por unidades de linhas de produtos e territórios de vendas, por departamentos, serviços e funções na divisão administrativa. Despesas adicionais não são atribuídas a itens diretos e indiretos. Eles não são atribuídos aos produtos em cada estágio de produção para mostrar os itens controláveis e incontroláveis dos custos indiretos.
5. Sem dados para comparação e tomada de decisão: Não fornecerá dados úteis para comparação com um período anterior. Também não facilita a tomada de várias decisões financeiras como introdução de novos produtos, substituição de mão de obra por máquinas, preço em circunstâncias normais ou especiais, produção de uma peça na fábrica ou sua aquisição no mercado, produção de um produto a ser continuado ou dado acima, a prioridade atribuída a diferentes produtos e se o investimento deve ser feito em novos produtos etc.
6. Sem controle de custo: Não prevê um controle adequado de materiais e suprimentos, salários, mão de obra e despesas gerais.
7. Não há padrões para avaliar o desempenho: Na contabilidade financeira, não existe um sistema de padrões tão bem desenvolvido, que permita avaliar a eficiência da organização no uso de materiais, mão de obra e custos indiretos. Mais uma vez, ele não fornece tais informações, o que o ajudaria a avaliar o desempenho de várias pessoas e departamentos para que os custos não excedam um limite razoável para um determinado volume de trabalho com a qualidade exigida.
8. Fornece apenas informações históricas: A contabilidade financeira é principalmente histórica e informa sobre o custo já incorrido. Como os dados financeiros são resumidos no final do período contábil, eles não fornecem informações de custo do dia a dia para fazer planos eficazes para o próximo ano e o período posterior.
9. Ausência de análise de perdas: Não fornece análise completa de perdas por material defeituoso, tempo ocioso, instalações e equipamentos ociosos. Em outras palavras, nenhuma distinção é feita entre desperdício evitável e inevitável.
10. Informações inadequadas para relatórios: Não fornece informações adequadas para relatórios a agências externas, como bancos, governo, seguradoras e associações comerciais.
11. Nenhuma resposta a certas perguntas: A contabilidade financeira não fornecerá respostas para perguntas como:
- Deve-se tentar vender mais produtos ou a fábrica está operando em sua capacidade ideal?
- Se um pedido ou contrato for aceito, o preço obtido é suficiente para mostrar lucro?
- Se a fabricação ou vendas do produto X fossem descontinuadas e esforços fossem feitos para aumentar a venda de Y, qual seria o efeito no lucro líquido?
- Por que o lucro anual é decepcionante, apesar do aumento substancial da produção?
- Se uma máquina for comprada para realizar um trabalho, que atualmente é feito à mão, que efeito isso terá na linha de lucro?
- Os salários foram aumentados por hora, o preço de venda deve ser aumentado e, em caso afirmativo, em quanto?
Este artigo pertence ao Curso de Administração Contábil e Financeira
Faça o Curso completo grátis!!