Linguagem Verbal e Não Verbal
A linguagem Verbal é expressa por meio da linguagem escrita ou falada, ou seja, a linguagem falada, por outro lado, a linguagem não verbal usa sinais visuais para funcionar, como imagens em sinais e cores em sinais de trânsito.
É importante notar que ambos são métodos de comunicação.
A definição de comunicação é a troca de informações entre o emissor e o receptor com o objetivo de transmitir informações (conteúdo). Nesse sentido, a linguagem representa a linguagem em diferentes situações de comunicação.
As duas modalidades são muito importantes e utilizadas no dia a dia, no entanto, a língua verbal é a mais utilizada.
Quando escrevemos um e-mail, usamos a linguagem verbal para expressá-lo por escrito, e quando observamos a cor de um semáforo, nos deparamos com uma linguagem visual (não verbal).
É conduzido por palavras e é uma apresentação oral. Caso contrário, se a informação não for produzida por escrito, usaremos a fala em linguagem não verbal.
- Linguagem mista
Além da linguagem verbal e não verbal, existe também uma linguagem mista que combina as duas formas, ou seja, o uso da linguagem falada e não verbal para a produção de informações.
Um exemplo de linguagem mista são os livros de comédia, nos quais acompanhamos a história por meio de pinturas e discursos de personagens.
- Linguagem Formal e Informal
As duas variantes de linguagem podem ser divididas em linguagem formal, chamada linguagem culta e linguagem informal, também chamada de linguagem falada/coloquial.
Portanto, embora a linguagem formal seja usada por meio de normas gramaticais (por exemplo, em entrevistas de emprego), a linguagem informal é espontânea e não se preocupa com regras (por exemplo, em conversas com amigos).
Este artigo pertence ao Curso de Telemarketing e Call Center
Faça o Curso completo grátis!!