Área do Aluno


ou



META SMART


O acrônimo para as palavras Specific, Measurable, Attainable, Relevant e Time Bound, a meta S.M.A.R.T. é o nome dado a uma ferramenta que tem como objetivo amparar as etapas do planejamento à aplicação. As metas são definidas e construídas tendo como base cinco atributos específicos.


Criar metas S.M.A.R.T., é uma forma de se alcançar os resultados esperados de uma forma estruturada e lógica. Cada palavra que compõe o acrônimo corresponde a uma etapa deste processo de criação das metas. Vejamos como funciona:


Specific (específico)


Os objetivos demarcados devem ser específicos, claros e não podem permitir interpretação controversa. Nessa fase, é importante esclarecer o motivo desse objetivo, as pessoas envolvidas no projeto, as restrições para desenvolver o objetivo, demandas básicas para que possa ser colocado em prática e o que está vinculado ao cumprimento dessa meta.


Para definir uma meta específica, deve-se responder seis perguntas:

  • Quem: Quem está envolvido?

  • Qual: O que eu gostaria de realizar?

  • Onde: Identificar uma localização.

  • Quando: Estabelecer um calendário.

  • Quais: Identificar necessidades e limitações.

  • Por que: razões específicas, propósito ou os benefícios de se realizar a meta.


Lembre-se: um objetivo específico tem chance muito maior de ser realizado que uma meta geral.


Measurable (mensurável)


Mostra que é necessário determinar um indicador que irá contribuir para a pessoa atingir o objetivo pensado. Como exemplo, para o aumento nas vendas de uma empresa, o principal indicador seria o valor do faturamento durante os dez meses em cima dos produtos e serviços. Quando o indivíduo mede seu progresso, demonstra estar no caminho certo.


Alcançar a sua meta nas datas planejadas é experimentar a alegria da conquista que direciona o coachee a dar continuidade ao esforço necessário para atingir sua meta. Para determinar se o objetivo é mensurável, é importante fazer perguntas como:


  • Em quanto tempo quero atingir esta meta?

  • Quando quero cumprir esta meta?

  • Como vou saber quando estará cumprida?


Em suma, estabelecer critérios concretos para medir o progresso em direção à realização de cada meta definida.


Attainable (atingível)


Desejar obter resultados incríveis é o que todos querem, mas o gestor precisa ter em mente que as metas devem estar em uma realidade possível. Além disso, você pode desenvolver as atitudes, capacidades, habilidades e capacidade financeira para alcançar seus objetivos, mas vê que negligencia oportunidades para se aproximar da concretização das metas.


Qualquer objetivo estipulado pode ser alcançado de forma mais rápida mediante planejamento e o estabelecimento de um calendário que permita executar as etapas. Metas que pareciam longe e inalcançáveis, eventualmente, se aproximam e se tornam viáveis. Mas, não porque os objetivos encolheram, mas devido ao crescimento e expansão.


Quando um coachee lista suas metas, constrói sua auto-imagem e se vê como merecedor de tais objetivos. Para isso, desenvolve as características e personalidades que permitem sua realização. Ao identificar os objetivos mais importantes, o indivíduo começa a descobrir meios de torná-los reais.


Realistic (realista)


Permite entender que as metas precisam ser relevantes para o coachee. Não é interessante criar metas que não façam sentido e que não venham a gerar evolução para o orientado. Cada meta  representa um progresso substancial, isto é, uma grande meta é mais fácil de alcançar que uma baixa, por mais contraditório que pareça.


Isso acontece porque uma meta baixa exerce força motivacional baixa, ao contrário da alta. Alguns dos trabalhos mais difíceis algumas vezes parecem realmente fáceis, simplesmente porque eram um trabalho de amor. Se o objetivo do coachee é realista, ele acredita que possa ser realizado.


Outras maneiras de saber se o objetivo do orientado é realista, é determinar se ele tem algo de semelhante realizado no passado ou perguntar que condições deveriam existir, para realizá-lo. Para ser realista, uma meta precisa representar um objetivo para o qual todos estejam dispostos e aptos a trabalhar.


Time (tempo)


Fica a ideia de que para toda meta é preciso determinar um tempo de realização. Estabelecer uma meta sem um prazo não faz sentido, além de que a mesma não será levada a sério da forma que deveria. Por esse motivo, sempre que definir uma meta, estabeleça um prazo.


Por exemplo, se o intuito é perder dez quilos, em quanto tempo tal peso precisa ser atingido? Se a meta for inserida em um prazo, de fato, realista, o coachee começa a programar seu inconsciente para entrar em movimento e começar a trabalhar na meta. A meta é tangível quando é possível experimentá-la com um dos sentidos.


Quando o objetivo é tangível, você tem chance melhor de fazer isso e, portanto, será específico, mensurável e atingível. A meta pode ser fundamentada dentro de um período específico de tempo. Sem isso, o coachee não enxerga nenhuma sensação de urgência.



Este artigo pertence ao Curso de Introdução ao Coaching

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados