Área do Aluno


ou



Método de Varejo

Um método que é amplamente empregado por empresas de merchandising para avaliar ou estimar o estoque final é o método de varejo. Esse método funcionaria apenas quando uma categoria de estoque vendida no varejo tivesse uma margem de lucro consistente.

A porcentagem de custo para varejo é multiplicada pelo estoque final no varejo. O estoque final no varejo pode ser determinado por uma contagem de mercadorias em mãos, pelo seu valor de varejo. Alternativamente, as vendas podem ser subtraídas dos bens disponíveis para venda no varejo.

As empresas mais bem administradas percebem a importância de minimizar seus investimentos em estoque. O estoque é caro e envolve o potencial de perda e deterioração. Em alternativa, a falta de stock pode resultar na perda de clientes, pelo que deve ser mantido um equilíbrio precário.

Atenção especial deve ser dada aos níveis de estoque. Um índice que é frequentemente usado para monitorar o estoque é o “Índice de Rotatividade do Estoque”. Esse índice mostra o número de vezes que o saldo de estoque de uma empresa foi girado ("vendido") durante um ano. É calculado dividindo o custo das vendas pelo nível médio de estoque:

Índice de Rotatividade do Estoque = Custo das Mercadorias Vendidas/Estoque Médio



Este artigo pertence ao Curso de Administração Contábil e Financeira

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados