Entrar/Criar Conta
MODELO CONCEITUAL DE QUALIDADE DE SERVIÇOS
As expectativas de um cliente são afetadas pelas experiências anteriores, suas próprias necessidades pessoais, a comunicação boca-boca e a comunicação empresarial. As diversas fases que compõem a experiência do atendimento ao cliente estruturam um modelo conceitual de qualidade chamado Modelo dos 5 Gaps. Veja a figura abaixo:
Foto: Blog da Qualidade
De acordo com o gráfico, o GAP 5 é o resultado da soma dos demais gaps. Os gaps ou lacunas, na tradução literal do inglês, são as diferenças entre cada etapa. Por exemplo, o GAP 1 é a diferença entre o serviço esperado pelo cliente e a percepção das expectativas pela gerência.
O gap acontece quando há uma falha na identificação da expectativa, o que pode ser corrigido pela abertura de canais de comunicação desde o topo, passando pelo atendimento ao público. Depois, a empresa precisa executar diversas pesquisas de mercado, além de diminuir seus níveis hierárquicos.
O GAP 2, por sua vez, é a diferença entre o que a Gerência das Percepções e Expectativas dos Clientes encontrou como desejo do cliente e a especificação da qualidade do serviço. Isso é fruto da limitação de recursos, falta de ferramentas operacionais para materializar a especificação do serviço, indiferença gerencial e mudanças rápidas de mercado.
A correção dessa falha é possível a partir do comprometimento gerencial em agilizar resposta às condições dinâmicas do mercado, disponibilizar recursos e ferramentas para trazer a voz do cliente para a especificação . E o GAP 3? É a diferença entre a especificação da qualidade do serviço e serviço efetivamente entregue.
Decorre do desconhecimento das especificações, falta de habilidade para a realização do especificado ou comprometimento dos colaboradores. E como corrigir? Tornando as especificações conhecidas, treinando ou buscando pessoal com as habilidades necessárias para o atendimento e avaliando o time periodicamente.
A próxima lacuna é o GAP 4, a diferença entre a qualidade especificada do serviço e o que a empresa comunica externamente. Acontece perante a falta de comunicação e, com isso, o cliente não sabe o que esperar ou, ainda, a empresa divulga mais do que entrega. Para resolver, é necessário melhorar a comunicação empresarial.
As ações devem se concentrar entre seus diversos setores e entre a empresa e seu público alvo. Também é importante que a comunicação se atenha ao que realmente será entregue. Por fim, o GAP 5, a diferença entre o que o cliente espera e o que a empresa lhe entrega. Como resultado dos demais gaps, sua correção está na solução deles.
Este artigo pertence ao Curso Atendimento ao Cliente
Curso GRÁTIS sem mensalidade, sem taxa de matrícula.COMENTÁRIOS
5.0
12.743 AvaliaçõesOtimo
Ótimo
Gostei muito do curso
Excelente curso
Achei tudo muito bom
Gostei muito desse curso
Otimo
Será um prazer fazer parte da plataforma
Ótimo
Gostaria de me aprimorar para atender minha clientela cada vez melhor
Gostei muito do curso
Ótimo curso
Excelente curso
Gostei muito desse curso
Achei tudo muito bom