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MODELOS DE OFICINAS CULTURAIS PEDAGÓGICAS

O que é uma oficina cultural pedagógica?

As oficinas pedagógicas são instrumentos poderosos para o aperfeiçoamento didático em uma escola. Trata-se de uma situação de aprendizagem aberta e dinâmica, que possibilita a inovação, a troca de experiências e a construção de conhecimentos. Nesse momento, a instituição de ensino reserva um espaço para a aprendizagem coletiva. Nele, os educadores têm a oportunidade de interação com o grupo, o que torna a experiência ainda mais enriquecedora. Diferentemente de um modelo mais engessado e baseado na mera transmissão de informações, o estudo de um tema em oficinas pedagógicas permite a comparação entre experiências diversificadas, o que propicia uma abordagem reflexiva dos desafios enfrentados pelos docentes.


Podemos definir as oficinas culturais como um espaço de aprendizado de saberes, de experimentação de práticas, de reprodução de informações – e, também, como um espaço de descoberta e de autodescoberta; de invenção, de contato com o novo, de inovação; e ainda de criação de algum aspecto ou elemento da cultura. Mesmo quando realizadas em escolas, as oficinas culturais não têm como meta a educação formal. Seu objetivo maior é a formação cultural do cidadão. Pretendem incluir as pessoas quer nas práticas tradicionais, quer nas experimentações inovadoras; ora na apreensão do que é típico, ora na vivência do que é novo. São indicados caminhos e possibilidades para se abrir as mentes, pra se ampliar o campo de visão e de inserção sociocultural.


Outra diferença entre a educação formal (mesmo a realizada nas escolas de arte, música e teatro) e as oficinas culturais é que estas não seguem necessariamente o calendário escolar. Ou seja, podem ser realizadas durante todo o ano, até mesmo durante as férias escolares. Isso porque a escola se abre ao coletivo, e as oficinas são oferecidas a toda comunidade e não apenas aos seus alunos. Não existe a expectativa de formar “artistas”. Caso algum aluno ou participante se destaque e seja notória sua habilidade especial, provavelmente ele será encaminhado a escolas de aperfeiçoamento e a programas especiais de treinamento, se for de seu interesse. Mas o participante típico é a pessoa comum.


As oficinas culturais favorecem a aprendizagem, promovem o pensamento criador, a imaginação e a compreensão do mundo. Além do mais, amplia os horizontes do ambiente escolar tornando-o mais alegre e bem mais interessante.



Este artigo pertence ao Curso de Oficinas Culturais Pedagógicas

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