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JACILEIDE BATISTA DA SILVA
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JACILEIDE BATISTA DA SILVA

Gostei muito do curso, bastante esclarecedor.

Yngridi Lobato Liberato
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Yngridi Lobato Liberato

Achei tudo muito bom

Adriano Aquino dos Santos
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Adriano Aquino dos Santos

Curso muito bom

Beatriz Higino da Silva Nunes
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Beatriz Higino da Silva Nunes

Ótimo

Erondina Maria silveira
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Erondina Maria silveira

Excelente curso

Andressa
★★★★★
Andressa

Ótimo curso

Albertina Malebo Caginga
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Albertina Malebo Caginga

Amei o curso, matéria super compreensiva e clara, adorei

Antônia Cavalcante Batista
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Antônia Cavalcante Batista

Gostei muito do curso

Rosilene da Silva Santana
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Rosilene da Silva Santana

Será um prazer fazer parte da plataforma

Evely de oliveira fidencio
★★★★★
Evely de oliveira fidencio

Boa dicção e entender o que o cliente precisa... creio que empatia seja chave principal .

NEGOCIAÇÃO


Olá, aluno(a)! Estamos iniciando nossa quinta unidade sobre Atendimento ao Cliente! Até aqui, falamos sobre os diferentes tipos de clientes, o perfil do profissional de atendimento e como agir no gerenciamento de crise, quando nos referimos a situações de reclamações. Porém, precisamos encarar, no contexto do atendimento, a fase da negociação.


Alguns profissionais executam um atendimento de excelência, dando ao cliente toda a atenção e cuidado, mas acabam deixando a venda escapar. Sabe por que? Porque pecam no momento crucial de fechar a venda! Nesta unidade, veremos a importância da comunicação nos processos de negociação até como ajudar o cliente a se decidir.


  • Estratégias de comunicação


Prospecção, fidelização e negociação são conceitos chave para o sucesso de qualquer negócio que envolve o atendimento ao cliente. A questão é que muitos vendedores não dispõem das habilidades necessárias para as três fases, o que não é nenhum pecado. Mas, um erro bem comum na etapa de negociar é justamente saber do que ela se trata.


Um gestor, ao perguntar a sua equipe, sobre o que é negociação, pode escutar respostas variadas, “como vender pelo maior preço” ou “como fazer o melhor negócio possível”. O fato é que ninguém precisa perder para que uma boa negociação seja feita, até porque negociar é seguir fazendo negócios conciliando as duas partes até chegar ao acordo.


A negociação é uma área que interage totalmente com o meio social. Isso significa que é um campo que analisa o comportamento humano e suas reações, emoções, ideias, valores e modos de expressão. Por ser bem próximo ao processo de tomada de decisão, a comunicação torna-se fundamental para alcançar bons resultados.


A palavra comunicação vem do latim communicare e significa associar, trocar, partilhar ideias ou dialogar. A comunicação é composta pelos elementos de emissão, recepção, mensagem, codificação, decodificação, canais, respostas, feedbacks e ruídos. E o que tem isso a ver com o processo de negociação?


Trazendo os elementos comunicacionais para a negociação, podemos citar emissão e recepção, ou seja, o comunicador e o comunicado, como os mais importantes. Eles correspondem ao negociador e  cliente, respectivamente. A interpretação da mensagem entre os dois pontos depende de sua visão de mundo.


Como assim? Reagimos às mensagens de acordo com o comportamento padrão que adquirimos ao longo da vida, desde nosso nascimento até a vida atual. Todos os valores e experiências adquiridos nos moldam e formam tal comportamento padrão. O fator complicador é quando o modelo comportamental interfere na negociação.


A comunicação eficaz na negociação envolve os canais sensoriais, isto é, os cinco sentidos. Os gestos, expressões faciais, elementos verbais, tom de voz e movimentos oculares contribuem para identificar o canal sensorial dominante que podem ser o visual, auditivo e cinestésico:


Clientes cinestésicos: são mais sensíveis, emocionais e sentimentais. Possuem lembranças ancoradas em sensações que viveram. Alguns cinestésicos ao se comunicar, sentem necessidades de tocar o receptor ou usar os gestos.

Clientes auditivos: são pessoas que compreendem mais a mensagem falada que a escrita. Normalmente possuem uma boa dicção. Sua atenção é facilmente fisgada por uma música ou um som diferente. Preferem o telefone ao e-mail.

Clientes visuais: são pessoas que facilmente estruturam uma imagem para tomar decisões. Precisam visualizar uma situação em sua mente antes de decidir. Quando acessam lembranças, acionam imagens compostas muitas vezes com cores e detalhes. Costumam ser organizados.

Identificando qual o canal sensorial dominante, conseguimos adentrar no mundo do cliente, a fim de estabelecer um relacionamento sólido com ele. É aí que entra o que chamamos de rapport, capacidade de entrar no mundo de alguém, fazê-lo sentir que você o entende e que vocês têm um forte laço em comum.


Trata-se da essência da comunicação bem-sucedida que pode ser exercitada a partir dos seguintes passos:

  • Primeiro passo: estar ciente dos próprios conflitos intrapessoais, ou seja, conhecer a si mesmo. Isso inclui entender como você responde a cada estímulo, se comunica e age.

  • Segundo passo: compreender que o outro interpreta a mensagem de acordo com seu próprio modelo comportamental.

  • Terceiro passo: estar habilitado para detectar o canal sensorial dominante (visual, auditivo ou cinestésico) do oponente.

  • Quarto passo: identificar e usar instrumentos que contribuam para estabelecer "algo em comum" entre o negociador(emissor) e cliente (receptor).

  • Quinto passo: testar se essa ferramenta está atingindo o objetivo (calibração).

  • Sexto passo: compreender o feedback que o cliente está dando e identificar o quanto você já lidera a comunicação, ou seja, qual é o nível de influência que você está regendo sobre seu cliente


Diante do exposto, podemos afirmar que as negociações estão apoiadas na formulação de um rapport eficiente. Sendo assim, o poder da comunicação nas negociações está baseado na compreensão de como funciona o processo comunicacional. Quando a comunicação é agradável, o processo se torna positivo e, a negociação, um sucesso.

Este artigo pertence ao Curso Atendimento ao Cliente

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5.0

12.743 Avaliações
JACILEIDE BATISTA DA SILVA
★★★★★
JACILEIDE BATISTA DA SILVA

Gostei muito do curso, bastante esclarecedor.

Yngridi Lobato Liberato
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Yngridi Lobato Liberato

Achei tudo muito bom

Adriano Aquino dos Santos
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Adriano Aquino dos Santos

Curso muito bom

Beatriz Higino da Silva Nunes
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Beatriz Higino da Silva Nunes

Ótimo

Erondina Maria silveira
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Erondina Maria silveira

Excelente curso

Andressa
★★★★★
Andressa

Ótimo curso

Albertina Malebo Caginga
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Albertina Malebo Caginga

Amei o curso, matéria super compreensiva e clara, adorei

Antônia Cavalcante Batista
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Antônia Cavalcante Batista

Gostei muito do curso

Rosilene da Silva Santana
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Evely de oliveira fidencio
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Evely de oliveira fidencio

Boa dicção e entender o que o cliente precisa... creio que empatia seja chave principal .

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