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Noções básicas de contratos e documentos legais - Auxiliar Administrativo

Vamos agora nos inteirar sobre pontos fundamentais da rotina de um auxiliar administrativo, que são os contratos e os documentos legais, além de outros documentos que podem fazer parte das demandas desse profissional, como os documentos oficiais. 

Contratos

Comecemos pelo conceito! Um contrato é um acordo legalmente vinculativo entre duas ou mais partes que estabelece os termos e condições de uma transação ou acordo específico. A finalidade desse documento é definir os direitos e responsabilidades de todas as partes envolvidas, garantindo a proteção dos interesses de cada uma delas.

Elementos essenciais de um contrato: o que não pode faltar?

  • Partes envolvidas: o contrato deve identificar claramente todas as partes envolvidas, mencionando seus nomes e informações relevantes para a identificação. É importante referenciar as partes adequadamente, como por exemplo identificar “CONTRANTE”, “CONTRATADO”, “FRANQUEADOR”, “FRANQUEADO”, etc.;
  • Objeto: é crucial estabelecer uma descrição detalhada do objeto do contrato, seja a transação de bens, serviços ou outras obrigações acordadas.
  • Consideração: a consideração refere-se à quantia, benefício ou ao interesse que cada parte recebe como contrapartida por cumprir as obrigações estabelecidas no contrato;
  • Consentimento: no contrato, o consentimento deve estar claro demonstrando que todas as partes devem concordar voluntariamente e expressar seu acordo com os termos do contrato (aspecto que será firmado através das assinaturas);
  • Capacidade legal: para que o contrato seja válido, as partes devem possuir capacidade legal para celebrar acordos, ou seja, serem maiores de idade e mentalmente capazes;
  • Legitimidade: por fim, o contrato não pode ter um propósito ilegal ou violar as leis em vigor.

Confira um modelo

Imagem Interna

Tipos de contratos

Confira agora quais os exemplos de contratos que podem existir e que o auxiliar administrativo, a depender da empresa, pode acabar lidando:

  • Contrato de compra e venda: regula os termos da transação comercial, de compra ou venda de bens ou serviços, como imóveis, automóveis e muito mais.
  • Contrato de prestação de serviços: define os termos da prestação de serviços de uma das partes para a outra. Com a regularização da terceirização, contratos de prestação de serviço tornaram-se cada vez mais comuns. Então é bem possível lidar com alguns contratos desse tipo a depender do setor em que você esteja atuando como auxiliar;
  • Contrato de locação: estabelece as condições para o aluguel de propriedades ou equipamentos. Durante a organização de eventos, é possível que você precise redigir ou verificar os detalhes um contrato como esse;
  • Contrato de trabalho: regula a relação empregatícia entre um empregador e um funcionário. Deve conter as obrigações de ambas as partes, ser transparente e estar de pleno acordo com a legislação trabalhista.

Outros aspectos importantes sobre os contratos

Em caso de modificações no contrato, há aspectos importantes a considerar, principalmente dependendo do contrato. Por exemplo, toda alteração no contrato de trabalho deve ser realizada de forma consensual e formalizada por escrito, a fim de evitar futuros desentendimentos. 

Já em casos de rescisão de contrato trabalhista, é crucial avaliar as regras e direitos previstos na CLT, como também considerar os pontos de consequência dessa ação, se envolve ou não indenização, multa, ou se o prazo foi expirado. 

No caso do contrato de trabalho, a rescisão do contrato de trabalho pode ocorrer por iniciativa do empregado (pedido de demissão) ou do empregador (demissão sem justa causa, por justa causa ou por acordo mútuo). 



Este artigo pertence ao Curso de Auxiliar Administrativo

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