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Noções de Gestão em Turismo

O turismo é de tal importância hoje, que é um dos principais fatores de desenvolvimento de localidades, regiões e países. Agora para que haja um desenvolvimento correto e sem atropelos é importante se planejar, pois com um planejamento será mais fácil conseguir atingir os resultados, já que tudo será dividido em etapas, cada uma em seu devido tempo.

É importante unir um bom grupo de especialistas para dar início ao trabalho de planejamento, onde, irão estudar e diagnosticar toda a região, descobrindo o que há de errado e de correto. Assim pode-se trabalhar, realizando melhorias no que está ruim e melhorar ainda mais o que está certo.

Também é muito importante a participação de todas as classes existentes na localidade, tais como: trade turístico, empresários, classe organizada seja governamental ou não, pessoas comuns, quer dizer, toda a população precisa participar do processo de planejamento turístico, assim o desenvolvimento tende a ser mais equilibrado. 

É importante, também, preservar o patrimônio da localidade a qual se procura o desenvolvimento, é necessário que se preserve os patrimônios históricos, culturais e ambientais, não deixando que o turismo e o desenvolvimento venham a destruir desfigurar e atrapalhar o equilíbrio social existente na localidade.

Deve-se buscar um desenvolvimento equilibrado, pois assim o turismo trará um crescimento na economia local, dando uma oportunidade para todos de ter uma vida melhor, ou seja, preocupando-se com o desenvolvimento sustentável do turismo.

Efeitos positivos gerados pelo turismo:

  • Contribui para a valorização e consequentemente a preservação do patrimônio natural e cultural.
  • Gera empregos diretos e indiretos.
  • Maior arrecadação de impostos e taxas.
  • Possibilita a fixação do homem à terra, evitando a migração em regiões em opção de trabalho.
  • Viabiliza intercâmbio social e cultural, divulgando promovendo a ligação entre povos, línguas, hábitos e gostos diferentes.
  • O turismo internacional é de particular importância como promotor de uma compreensão internacional, e como redutor das tensões políticas, pois como consequência do encontro e observação do modo de vida de pessoas de nacionalidades diferentes, é bem mais provável que elas se entendam melhor.
  • Contribui para melhorar a imagem dos lugares visitados.
  • O turismo também desempenha um papel relacionado com a saúde.
  • O abandono da rotina e a mudança de local e de clima regeneram a resistência física e reduzem enormemente a pressão nervosa.
  • É um importante fator de desenvolvimento econômico na medida em que serve como motivador do desenvolvimento de vários setores da economia, a saber: 
- aumento da urbanização através do contínuo crescimento da construção e renovação das instalações turísticas e modificações urbanas em benefício da população como um todo; 
- incrementa as indústrias associadas aos serviços de turismo, por exemplo transportes e alojamento; 
- aumenta a demanda de produtos do primário através do aumento do consumo; - expande o mercado para produtos locais; 
- leva a um aumento de divisas, necessários à redução do déficit na balança de pagamentos, fortalecendo desta maneira a economia local. 
- tem impacto favorável sobre o número de empregos, pois aumenta as oportunidades disponíveis (artesanato, transportes, comércio, guias, agências, meios de hospedagens, etc.); 
- é um dos fatores redistributivos mais efetivos nas relações econômicas. Os viajantes normalmente partem de regiões mais ricas para regiões menos privilegiadas, portanto, o turismo redistribui renda entre regiões; 
- ajuda o desenvolvimento de regiões remotas do país quando apresentam algum interesse turístico. 

Efeitos negativos gerados pelo turismo:

  • A chegada de turistas de locais mais desenvolvidos, violando hábitos e tradições antigas são uma constante, padronizando os costumes e os lugares, tirando-lhes a originalidade e autenticidade, principais motivos de atração das correntes turísticas, ou seja, perda da identidade cultural.
  • Risco da introdução do consumo de drogas.
  • Possibilita o incremento da prostituição.
  • Gera Inflação e aumento temporário dos preços no núcleo receptor
  • Em muitos lugares, o turismo pode trazer a degradação ambiental.
  • Estimula o processo de especulação imobiliária que, ao valorizar novas áreas, faz com que as características ambientais se tornem totalmente secundárias.
  • Em muitos lugares a população nativa é afastada de seu local de moradia e de atividade original.
  • O turismo emissivo provoca evasão de divisas e o aumento dos desequilíbrios nas balanças comerciais.
A gestão da cadeia de suprimentos é a gestão de atividades que transformam as matérias-primas em produtos intermediários e finais prontos para serem entregues aos clientes.

Tais produtos considerando-os globais são produzidos em diferentes países e por diversas empresas que se interliga, se integram e coordenam as atividades de produção e logística. Percebe-se desta forma, que a atividade turística é formada por elos, como na cadeia de suprimentos, que oferecem diferentes serviços, sendo a qualidade o diferencial, formando um produto único e completo para ser consumido pelo turista. 

Elos da Cadeia Produtiva do Turismo

Imagem Interna

Diversos são os fatores que podem comprometer o produto final, os quais são: a inadequação de infraestruturas, desqualificação da mão-de-obra, indisponibilidade e má qualidade dos atrativos, falta de equipamentos de apoio, dificuldade de transportes e telecomunicações e outros.

Portanto, cada elo da cadeia produtiva do turismo deve prezar pela qualidade de seus produtos e serviços, devendo-se ainda está em consonância e harmonia com os outros elos, visto que qualquer alteração em um dos elos repercutirá em toda a cadeia, comprometendo assim a qualidade e a competitividade do produto final que é o turismo.

Por atrativos entendem-se todos os produtos capazes de atrair os turistas, os quais são divididos em atrativos naturais, histórico-culturais, todas as manifestações e usos tradicionais e populares, acontecimentos programados (eventos).

No elo dos transportes encontram-se todas as formas de transportes para que se tenha acessibilidade aos atrativos, onde se consideram os transportes aquáticos, terrestres e aéreos. Nos elos de hospedagem e alimentação são considerados os hotéis, pousadas, albergues, motéis, restaurantes, bares, lanchonetes, e outros.

Os serviços de base para o turismo são todos os serviços a disposição para atender o turista: telecomunicações, segurança, saúde, entre outros. Por fim, a ligação da comercialização é considerado aquele que irá colocar o produto turístico à venda no mercado, os quais estão inseridos as agências de viagens, as operadoras, vendedores, etc. 


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