NOÇÕES DE INFORMÁTICA
Informática é a ciência que trata e usa a informação. Para entender como ela funciona, primeiro você precisa saber o que é unidade de medida.
Os dados trabalhados pelo computador se manifestam na forma pulsos elétricos, e cada um deles representa um bit. O bit é a menor unidade de medida usada em informática. Um bit representa 2 valores possíveis de uma linguagem binária utilizada pela máquina para processamento de cálculos. É constituída pelo 1 e pelo 0, por isso é chamada de binária.
Quando um pulso elétrico é de tensão mais alta, a máquina entende como o valor “1”. Quando é enviado um pulso com tensão mais baixa, a máquina o considera como valor “0”. E cada pulso equivale a um bit.
A cada 8 bits, é formado um byte, que representa um caractere ou letra do alfabeto.
Exemplos:
Letra “A” = 0011 0101
Número “5” = 0100 0001
Abaixo está a tabela de representação das unidades de medida utilizadas na informática:
1 bit - 1 pulso elétrico |
1 byte - 8 bits |
1 KiloByte 1024 Bytes |
1 MegaByte 1024 KiloBytes |
1 GigaByte 1024 MegaBytes |
Conceitos gerais
Hardware: é a parte física do computador. Através dela, é possível a entrada de dados no computador e a saída das informações.
O funcionamento de um computador é dividido basicamente em três grupos de hardware, conforme apresentado na tabela abaixo:
Dispositivos de Entrada - Teclado; Mouse; Scanner; Câmera digital;
Dispositivos de Saída - Monitor; Impressora; Caixa de som;
Dispositivos de Armazenamento - Disco Rígido (HD); Pen drive; CD-ROM.
Dispositivos de entrada: esses são os dispositivos que permitem inserção de dados no computador (teclado, mouse, scanner, etc.).
Processamento: são representados pelo hardware que recebem estes dados e fazem os cálculos e processamentos necessários (processador, placa mãe, memória RAM, etc.).
Dispositivos de saída: são aqueles periféricos que devolvem ao usuário o resultado dos dados inseridos e processados pelo computador (monitor, impressora, etc.).
Muitas vezes é necessário armazenar os dados inseridos pelo usuário e processados pelo computador. É aí que aparecem os dispositivos de armazenamento. Esses equipamentos gravam as informações contidas em um computador, garantindo que elas não se percam mesmo quando o computador é desligado.
Por esta característica, os dispositivos de armazenamento são classificados como memória não volátil. São eles:
Disco rígido: também chamado de HD, este é um dispositivo de armazenamento composto de discos magnéticos responsáveis pelo armazenamento dos dados.
O sistema operacional e os arquivos do computador ficam gravados nele, com uma capacidade de armazenamento considerável.
Disco ótico: são os drives que fazem a leitura e gravação em CD-R (Compact Disc – Recordable). Permitem que sejam armazenados um grande volume de arquivos (em média 700 MegaBytes) em um CD e levados para outro computador.
Funções do teclado
O teclado é um dispositivo de entrada através do qual podemos inserir dados no computador por um usuário. Além das teclas representando números e letras ele também possui algumas teclas com funções específicas, conforme listamos abaixo:
- ESC: cancela uma operação (cancela uma exclusão, uma cópia, etc.);
- F1 a F12: são teclas padronizadas que podem ser utilizadas para executar determinada operação, de acordo com o software utilizado (por exemplo, no Windows, a tecla F1 abre a janela de ajuda);
- TAB: em um editor de textos, muda a posição do texto ou cursor. Em uma planilha, ele muda de célula.
- CAPS LOCK: trava/destrava as letras do teclado em somente MAIÚSCULA. Quando ligado, acende um led no teclado;
- SHIFT: quando o CAPS LOCK está desligado, serve para inserir uma letra MAIÚSCULA. Serve também para inserir os símbolos grafados na parte de cima das teclas do teclado;
- CRTL (Control): tecla que, quando combinada com outra, serve para acionar atalhos de comandos dos softwares; ALT: tecla que, quando combinada uma letra, serve para acessar o menu do software. (Exemplo: Alt + A);
- PRINT SCREEN: captura a tela que está sendo exibida no monitor;
- SCROLL LOCK: quando ligada, move a barra de rolagem lateral em vez do cursor. Quando está ativada, acende uma luz no teclado;
- PAUSE: pausa uma operação;
- INSERT: alterna o modo de inclusão de letras em um texto, podendo adicionar letras ou substituir as letras existentes;
- DELETE: apaga o conteúdo de um texto situado a direita do cursor. Apaga o conteúdo de uma célula;
- HOME: em um editor de textos, posiciona o cursor no começo de uma linha. Numa planilha, posiciona na primeira célula da linha;
- END: em um editor de textos, posiciona o cursor no final de uma linha. Numa planilha, posiciona na Última célula da linha;
- PAGE UP: sobe a página que está sendo exibida na tela;
- PAGE DOWN: desce a página que está sendo exibida na tela;
- NUM LOCK: ativa/desativa as teclas do teclado numérico, situadas na parte direita do teclado. Quando ligado, acende um led no teclado;
- SETAS DIRECIONAIS: controlam a posição do cursor na tela/célula.
Utilização do mouse
O mouse é um dos principais dispositivos de entrada de um computador. Através dele, você pode direcionar a seta para um objeto e executar uma série de ações. O botão esquerdo tem a função de executar a ação, enquanto o direito acessa o menu opções.
O software controla as tarefas do hardware. Essa é a parte sistêmica do computador. É através dele que o computador decifra e traduz o que o usuário deseja que ele faça.
- Sistemas operacionais: Sistema operacional é o software que faz a interface entre o usuário do computador e o hardware, gerenciando todas as tarefas executadas pelo computador de acordo com os comandos dados pelo usuário. Ele serve como um administrador geral dos recursos da máquina. Em celulares, por exemplo, temos sistemas como Android e iOS. Além disso, ele é responsável por transformar as tarefas em linguagem de máquina (a binária). E isso permite que o hardware processe esta tarefa retornando um resultado. Posteriormente isso é traduzido pelo sistema operacional para uma linguagem que o usuário compreenda.
- Aplicativos de escritório: são os softwares que realizam as tarefas comuns a um escritório, como criação de documentos de texto, planilhas de cálculo, agendas, apresentações. Você deve conhecer os aplicativos de Windows (Microsoft Office: Word, Excel e PowerPoint) e de Linux (LibreOffice: Writer, Calc e Impress, respectivamente).
- Aplicativos de gestão: são softwares desenvolvidos especialmente para gerenciar as informações de uma determinada empresa.
- Navegadores: navegadores são programas que possibilitam que você acesse a internet. Alguns dos mais populares são o Internet Explorer, o Google Chrome e o Mozilla Firefox, que também são os que mais são cobrados na prova de noções de informática para concurso.
Utilização de e-mail
Também chamado de “correio eletrônico”, o e-mail é um serviço digital que possibilita o envio e recebimento de mensagens. Os e-mails são oferecidos por provedores, e os mais populares do mercado hoje são o Gmail, o Outlook e o Yahoo.
O e-mail também funciona como uma identidade digital, permitindo que você se cadastre em lojas, redes sociais e sites variados.
Segurança e proteção
Entender conceitos básicos de segurança na internet é muito importante para o seu dia a dia na empresa. Procure entender e diferenciar conceitos como:
- Segurança da informação: está relacionada a diferentes aspectos referentes à integridade, confiabilidade e disponibilidade de informações.
- Vírus de computador: é considerado vírus um programa malicioso que, muitas vezes, por seu tamanho reduzido, passa despercebido e infecta os sistemas e demais computadores. Atualmente grande parte das contaminações acontece por anexos em: e-mails, sistemas operacionais e programas de antivírus desatualizados.
- Antivírus: esses são os programas formatados para detecção de ameaças de vírus, visando eliminá-las. São frequentemente atualizados com maneiras de combate a novas ameaças existentes. Os principais antivírus disponíveis no mercado são: Norton, AVG, Avast e McAfee.
- Criptografia: como o nome sugere, trata-se da criptografia de uma mensagem para outra ilegível, e para decodificá-la é necessária uma chave secreta.
- Firewall: este aqui também chamado de barreira de fogo. Trata-se de um software responsável por verificar e regular todo o tráfego entre redes diferentes. Isso impede que a transmissão de dados que não sejam autorizados circule de uma rede à outra.
Este artigo pertence ao Curso de Recepcionista
Faça o Curso completo grátis!!