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O AMBIENTE DE TRABALHO

A boa higiene nesse tipo de ambiente trabalho é essencial, uma vez que o profissional lidera diretamente com a saúde da pele humana. Os produtos descartáveis de uso único têm sido cada vez mais requisitados, porque previnem a contaminação. Caso não haja cuidado por parte do salão, doenças como a AIDS, Hepatites, micoses, entre outras podem colocar em risco a vida dos clientes. E não é apenas a saúde deles que estão em risco, mas também a dos profissionais de beleza devido à infecção cruzada  (aquela transmitida do paciente para o profissional ou vice-versa).

Com o uso de luvas, evita-se a contaminação, mas não totalmente, já que elas não são barreiras completamente impermeáveis. Podem ser perfuradas e comprometer a proteção. Caso aconteça um acidente perfurante, deve-se removê-las e realizar a degermação.


Higiene Pessoal

Como o corpo humano porta vários micro-organismos capazes de gerar doenças, é importante que o profissional tenha uma rotina de higiene diária. Fazer a barba diariamente (no caso dos homens), tomar banho também todos os dias, usar toalhas limpas, lavar os cabelos frequentemente e mantê-los presos enquanto trabalha, escovar bem os dentes após as refeições, lavar o rosto frequentemente e higienizar as mãos adequadamente são requisitos essenciais.

Para higienização das mãos antes de dar início ao atendimento e depois de prestar os serviços com cada cliente, siga os passos:


1. Umedeça as mãos e os antebraços até os cotovelos.

2. Coloque uma porção de sabonete líquido, neutro e sem cheiro.

3. Massageie o sabonete nas mãos e antebraços por, no mínimo, 20 segundos. Tenha o cuidado de lavar entre os dedos e embaixo das unhas com ajuda de escovinha.

4. Enxague e seque com papel não reciclado ou ar quente.

5. Aplique antisséptico e deixe-o secar naturalmente. Caso o sabonete utilizado já contenha antisséptico, não é necessário aplicar novamente.


Além disso, opte por uniformes ou roupas de cor branca para se certificar de que eles estarão sempre limpos. Use jaleco para evitar que a sujeira entre em contato com a sua roupa, lembrando que a sua lavagem diária é necessária.

O uso de anéis, pulseiras, relógios, entre outros adornos, deve ser refutado, porque ele aumenta o risco de infecção cruzada.

Muitos profissionais se queixam do preço dos materiais descartáveis, porém eles são essenciais na prevenção de contaminação. Uma sugestão é incluir seu custo no valor do atendimento.


Limpeza, Desinfecção e Esterilização

Limpeza: se dá pelo uso de água e sabão ou detergente para remover impurezas mais grosseiras, como o sangue. Use uma escova apropriada para remover os resíduos, faça o enxágue com água em abundância e seque o local com papel toalha. Use luvas de borracha grossa para se proteger.


Desinfecção: é o processo de eliminação das formas mais frágeis de micro-organismos dos materiais e do ambiente (bancadas, cadeiras, macas, piso, paredes e teto). Use álcool 70%. Atente-se para o fato de que o álcool saneante com essa concentração é indicado para desinfecção de superfícies. Já o álcool medicamento (também a 70%) é indicado para antissepsia da pele.

Use também o hipoclorito de sódio a 1% (pode ser obtido ao diluir 10 ml de cloro puro em 1 litro de água). Use luvas de borracha grossa para se proteger.


Esterilização: é o processo de eliminação de micro-organismo de um material (inclusive vírus resistentes e bactérias em forma de esporos). Deve ser feito com calor seco ou úmido.

No método com calor seco, a temperatura usada é de 170°C durante 1 hora ou de 160°C por 2 horas em estufa "Forno de Pasteur" com termômetro acessório.


Os instrumentos devem ser colocados em caixas de aço inoxidável ou de alumínio (todos com tampas), formando kits individuais por cliente.


Já no método de calor úmido, utiliza-se a autoclave com temperatura entre 121°C e 137°C, vapor e alta pressão, entre 15 e 30 minutos. Os instrumentos devem ser colocados em embalagens como o papel cirúrgico, formando kits individuais por cliente.

Independentemente do método, lave o material com água e sabão, enxague, seque, embale e encaminhe para a autoclave ou estufa.


Esterelize alicates, tesouras, afastadores, pinças de metal, entre outros instrumentos metálicos.

Lembre-se de que a esterilização é a única maneira de evitar a transmissão de doenças infecto-contagiosas por meio desses instrumentos.


Já as toalhas, estas devem ser de uso individual e lavadas com água e sabão. Deixe de molho em solução de hipoclorito de sódio a 1% por 30 minutos. Seque, passe, embale em saco plástico e guarde em local limpo.


As bacias devem ser usadas com protetores plásticos e descartáveis. Lave-as com água, sabão e hipoclorito de sódio a 1%.

As espátulas de madeira e lixas para pés e unhas é de uso individual e devem ser descartadas após o uso.



Este artigo pertence ao Curso de Manicure e Pedicure

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